Nos últimos dias, com a chegada do inverno amazônico, que é o período mais chuvoso, o nível do Rio Acre subiu. A população de Rio Branco, principalmente dos bairros baixos, ficou apreensiva com uma possível enchente, mas o rio apresentou vazante. Na sexta-feira, o nível estava em 10,14m. Já ontem apresentou 7,04m.
De acordo com o Coronel Oliveira, coordenador da Defesa Civil, não ocorrerá uma nova enchente este ano. “Nesse período é normal o rio ficar oscilando devido às chuvas. Não há previsões de tanta chuva para chegar ao caso de alagação. O rio pode chegar até 10 metros, mas não chegará à cota de alerta, que é de 13,50m”.
As vazantes da cabeceira fizeram com que o nível do Rio Acre subisse rapidamente. “O rio subiu rápido por conta de algumas chuvas localizadas em Iñapari e no Riozinho do Rôla. A situação no momento é confortável, todos os dias realizamos a análise na régua”, disse Oliveira.
O coordenador explicou que poucas chuvas estão previstas para os próximos dias. “Essa semana temos previsões de 10 milimetros de chuva. Devido a influência da zona de convergência, pode ser que tenha mais chuvas. Pela nossa análise, essa semana não será tão chuvosa quanto a passada”, concluiu.