A Secretaria Municipal de Educação (Seme) aplica nas escolas de Rio Branco o Programa de avaliação da Aprendizagem (Proa). Implantado em 2006, o Proa tem como propósito verificar o desempenho dos alunos de 1º, 2º e 4º anos, identificando a qualidade da alfabetização nos anos iniciais, bem como o nível de aprendizagem dos conteúdos deLíngua Portuguesa e Matemática dos alunos dos 4º anos, com base nas orientações curriculares e nos indicadores de avaliação da Prova Brasil.
O resultado desta avaliação será a base do planejamento das ações de formação e acompanhamento das escolas para o próximo ano letivo. Estão recebendo a avaliação 86 escolas urbanas e rurais da rede pública de Rio Branco, das quais 28 são municipais e 58 estaduais.
Além de serem avaliados pela Prova Brasil, que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), os alunos do 3º e 5º anos são avaliados pelo Seape (Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar), realizada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).
“Medir a aprendizagem dos alunos do 1°, 2° e 4° anos é fundamental para identificar as possíveis falhas no processo de aprendizagem e corrigi-las antes do Ideb”, observou a coordenadora do ensino fundamental da Seme, Gleice Souza.
O Proa é realizado anualmente e envolve mais de 64 aplicadores de todas as áreas da Seme, responsáveis pela aplicação das provas a 702 turmas, alcançando mais de 18 mil alunos das redes municipal e estadual de Rio Branco. (Karol Borges / Ascom PMRB)