Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Não há outra saída

Os números mostrados na edição de domingo por este jornal, em seu caderno de economia, através de diagnóstico feito pelo próprio Governo do Estado, são preocupantes e devem levar todos os segmentos da sociedade a uma séria reflexão. Sobretudo, seus governantes e a classe política.

Como se mostrou, cerca de 27 mil famílias ainda vivem em condições de miséria, sobretudo na zona rural, com cerca de 41,7%. Como também se mostrou que para cada 100 pessoas potencialmente produtivas existem 104 dependentes. E outros e outros números e situações de pobreza absoluta.

Diante deste quadro, o próprio diagnóstico feito pelo Governo aponta que não há outra saída senão a de investir na produção nos mais diferentes setores da economia, como em pequenos negócios e nesses projetos que vêm sendo implantados, como o da piscicultura, da criação de animais domésticos, da movelaria, da Zona de Processamento  e Exportação, entre outros.

O empreguismo público ou a chamada “economia do contra-cheque” já deu o que tinha que dar e este Estado precisa dar um salto de qualidade em seu desenvolvimento, direcionando os investimentos públicos e privados para a geração de empregos através de setores produtivos. Não há outra saída. Mesmo que alguns segmentos ainda resistam ou por comodismo ou por posições políticas atrasadas.

Sair da versão mobile