Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Seria até pedagógico

Nesta “Ação de Inverno” que vem sendo realizada em toda a cidade, entre outros objetivos para prevenir e combater a dengue, entende-se que a maior responsabilidade é da prefeitura, mas a população tem também sua quota de responsabilidade enquanto é a principal interessada.

Como se vem noticiando, o novo prefeito da Capital, Marcus Alexandre, está coordenando pessoalmente as várias frentes de trabalho, em contato direto com os moradores e comunidades dos bairros.
Neste contato seria importante e até pedagógico que se estabelecesse também uma parceria, delegando às comunidades sua parcela de responsabilidade e não somente esperando que o poder público faça tudo.

Por questões culturais arraigadas no paternalismo ou mesmo comodismo, o que se observa é que cidadão espera tudo, exige tudo do poder público e pouco ou nada faz para ajudar na solução dos problemas. Como se observa, muitas vezes, nem o quintal ou a calçada em frente à sua casa se dá ao trabalho de limpar.

Com certeza, se houver uma cooperação maior entre o poder público e os moradores e as comunidades os problemas serão mais facilmente resolvidos e a cidade ganhará em qualidade de vida, com a limpeza, a remoção de entulhos, o saneamento básico, o abastecimento d’água e outros serviços.  

Sair da versão mobile