Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bom trabalho

Em exemplar trabalho de inteligência e investigação, a Polícia Civil prendeu ontem mais de 30 pessoas que fariam parte da organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), que já estaria agindo aqui no Estado em assaltos e sequestros e, segundo consta, pretendia inclusive organizar uma de suas células.

A se confirmar as informações – e tudo leva a crer que sim – a polícia estará se antecipando e livrando o Estado de uma organização criminosa que tem causado graves problemas em outras capitais, como São Paulo, onde ainda vem se estabelecendo um verdadeiro confronto armado entre as forças de segurança e criminosos da organização, com assaltos, execuções, queimas de veículos.

Geralmente movidas e abastecidas pelo tráfico de drogas, não é a toa que essas organizações escolham o Acre e outros estados da região amazônica para estabelecer pontos de contato devido à proximidade com os países vizinhos maiores produtores e exportadores de cocaína.

Outro aspecto a se destacar nesta operação é a cooperação que se estabeleceu entre as forças de segurança do Estado e órgãos federais, que também têm responsabilidade sobre a prevenção e o combate à criminalidade nas áreas de fronteira. Está mais do que provado que a criminalidade que recrudesce país afora é, em grande parte, alimentada, pelo narcotráfico que entra pela fronteira. Daí a importância de uma ação conjunta entre os estados e a União.

Sair da versão mobile