X

Aleac apresenta hoje os nomes que compõem as Comissões Permanentes

A sessão ordinária da Aleac desta terça-feira, 19, foi suspensa para a discussão pelos parlamentares sobre as Comissões Permanentes do parlamento acreano. Porém, a divulgação oficial com os nomes dos novos membros e presidentes das mesmas serão apresentados na sessão de hoje, 20.

O deputado e 1º secretário da Mesa Diretora, Ney Amorim (PT), disse que o processo de discussão foi tranquilo, pois respeitou o princípio da proporcionalidade. Ele destacou, ainda, que alguns partidos como o PEN, que pela regra proporcional, teria a maioria dos cargos nas Comissões, abdicou dessa prerrogativa cedendo espaço para partidos com menor proporcionalidade dentro do parlamento acreano.

“Foi um processo bem tranquilo. Houve entedimento de todos. Os partidos foram sensiveis na formação das Comissões e esperamos que sejam Comisssões que façam desse parlamento um lugar de debates e análises das matérias que interessam a sociedade”, disse Ney Amorim.

Pela nova composição, o deputado Geraldo Pereira (PT) deve ser o presidente da Comissão de Orçamento e Finanças. Já a Comissão de Saúde Pública e Assistência Social deve se confirmar o nome do deputado Gilberto Diniz (PTdoB). A Comissão de Constituição e Justiça poderá ter como presidente o deputado do PEN, Astério Moreira, e na vice-presidência o líder tucano no parlamento acreano, deputado Wherles Rocha. Mas esse quadro é preliminar e o resultado final só será apresentado na sessão de hoje.

Quanto à participação da oposição na formação das Comisssões, Wherles Rocha afirmou que todas as regras foram observadas, diferente da formação da Mesa Diretora em que a participação da oposição foi mínima.

“Acredito que ocorreu dentro do esperado. Tivemos um entendimento e isso foi proveitoso para todos. A oposição está bem representada e agora é trabalharmos para que essas Comissões tenham efetividade. Acho que temos condições favoráveis para desempenhar um bom papel”, pontuou Wherles Rocha.

Ainda sobre as Comissões, foram criadas mais duas. São elas: Comissão de Segurança Pública, Combate a Violência e ao Narcotráfico; Comissão de Direitos da Criança, Adolescente, Idoso e Combate a Pedofília.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: