Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Requerimento apresentado por Werles Rocha gera polêmica na Aleac

Deputado Wherles RochaO deputado Werles Rocha, líder do PSDB na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, apresentou à Mesa Diretora da Casa um requerimento solicitando do Tribunal de Contas do Estado (TCE), se aprovado pelos demais parlamentares, uma auditoria na execução das obras do Programa do Governo do Estado “Ruas do Povo”.

“Estou encaminhando ao parlamento o requerimento. Se não for aprovado, eu entrarei com uma solicitação no próprio TCE pedindo uma auditoria. Não quero fazer desse requerimento um palanque político. O Tribunal de Contas é um orgão técnico, insento de questões políticas ou partidárias”, disse o parlamentar tucano.

O deputado Eduardo Farias (PC do B) utilizou o seu tempo de tribuna para fazer a defesa do “Ruas do Povo”. Segundo ele, não ver a necessidade de uma auditoria. Argumentou ainda que, o programa governamental por ser amplo é natural que apresente problemas, porém esses devem ser corrigidos.
“Não vejo a necessidade do requerimento. Um requerimento que quer trazer para o debate um projeto que está dando certo. Acredito que a oposição tem toda a liberdade de se expressar”, pontuou Farias.

A sessão permaneceu em um único tema e todos que discussaram trataram exatamente do “Ruas do Povo”. Nesse sentido, o deputado Geraldo Pereira (PT) relatou que o governo do Estado está cobrando das empresas, por meio de contratos firmados com essas, a solução dos problemas apresentados em algumas ruas beneficiadas pelo projeto.

“O governo do Estado está cobrando das empreiteiras que são responsaveis pelas obras do Ruas do Povo. Existe um contrato firmado. É preciso observar isso. Caso não sejam cumpridos, o Estado acionará a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Os defeitos dos milhares de quilômetros são normais, são ajustes que precisam ser feitos”.

O líder do governo no parlamento estadual, deputado Astério Moreira (PEN) reconheceu os problemas existentes, mas ressaltou que os desafios de asfaltar todas as ruas do estado foi encarado pelo governador Tião Viana (PT) com firmeza.

“O Ruas do Povo é um desafio gigantesco, mas o governador Tião Viana teve a coragem de executar o projeto”, disse Moreira.

Sem a presença do oposicionista Gilberto Diniz (PTB), em plenário, na sessão desta quarta-feira, 27, a oposição parecia meio que silenciada, isso até o deputado Chagas Romão (PMDB) fazer uso da tribuna. Ele não poupou palavras para criticar as obras realizadas pelo Estado. O deputado pautou seu discurso nos conjuntos habitacionais do projeto “Minha Casa Minha Vida”.

“Eu estive na Baixada do Sol, no Cabreúva. Gente aquilo é uma imoralidade que fazem com o povo acreano. Os banheiros das casas afundando. As ruas intrafegáveis e foi construído há menos de dois anos. Me preocupa o “Cidade do Povo”. Fala se tanto em Meio Ambiente e não ver que ali tem um igarapé, o Judia”, pontuou o deputado.

Sair da versão mobile