X

Centro Dia para Idosos é reinaugurado em Rio Branco

 O novo espaço do Centro Dia para Idosos foi reinaugurado na tarde de ontem, em Rio Branco, mesma data em que completou 12 anos de funcionamento para a comunidade. A obra, que beneficiará cerca de 100 pessoas da 3ª idade, foi iniciada no ano passado com recursos dos governos Federal e Estadual. Um investimento somado em R$ 561.736,55.

 O espaço presta atendimento integral para pessoas idosas, a partir de 60 anos, com algum grau de vulnerabilidade social, ou portadores de dependências leves.

 De acordo com a coordenadora do centro, Yolanda Cameloz, o local funcionava no Bairro Vila Ivonete e já carecia de uma revitalização. “Estávamos em um lugar inadequado, o que acelerou a reforma deste novo espaço localizado no Bairro Estação Experimental. Graças a Deus, agora dispomos de um prédio belíssimo. Os nossos idosos merecem”.

 O Centro Dia passa a funcionar normalmente a partir de segunda, 13, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. O objetivo principal da equipe é oferecer a integração social dos idosos.

 O espaço oferece atividades físicas regulares, como aulas de dança, caminhadas, hidroginástica, oficinas de artesanato, bem como um atendimento especia-lizado na área de fisioterapia e terapia ocupacional. A rotina de trabalho do Centro inclui, ainda, reuniões periódicas entre a equipe de profissionais e os familiares dos idosos, com o objetivo de fortalecer os vínculos.

“Temos aqui pessoas que estavam acamadas, com depressão e que eram problemas para as famílias. Na verdade, nós, jovens, não estamos muito preparados para esta fase da vida. Quando o idoso para de trabalhar, se aposenta, começam a lhe assolar vários transtornos. Por isso, o Centro Dia e os Centros de Referência de Atendimento Social, nos bairros, melhoram a vida deles”, afirma Yolanda Cameloz.

 Para os idosos serem inseridos na programação de atividades do Centro Dia, o secretário estadual de Desenvolvimento Social (Seds), Antônio Torres, atenta para algumas orientações. “Temos uma equipe na Seds responsável pelo serviço. Eles fazem a solicitação, mas é preciso que a família se comprometa com o acompanhamento. Se a família não assumir, é um dos fatores que dificulta este trabalho”.

 A equipe é formada por psicólogos, assistentes so-ciais, educadores físicos, fi-sioterapeuta, terapeutas educacionais e 3 cuidadores. Todos capacitados pela Seds.

 A aposentada Nazaré de Abreu tem 86 anos e há 8 frequenta o Centro Dia para Idosos. Ela lembra que começou as atividades no local após sofrer um derrame cerebral, que por muito pouco não lhe tirou o movimento das pernas.

“Aqui aprendi fazer artesanato, bonecas, tapete e de tudo um pouco. Antes, o centro não era bonito assim. Lembro que no dia da inauguração do Posto de Saúde da Vila Ivonete eu me dirigi até o governador e pedi que arrumassem o nosso espaço. Fiz um apelo. A assistente dele anotou tudo em um caderninho. Meses depois as obras começaram. Acredito que foi graças ao meu pedido”, recorda ela.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: