Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Depois dos protestos

Depois de toda essa mega manifestação que tomou conta do país nas últimas duas semanas, é hora de baixar um pouco as bandeiras e refletir sobre o significado desse movimento. Tanto os manifestantes, suas lideranças, como os gover-nantes de todos os níveis.

Passados os primeiros impactos desse movimento, a própria presidente da República, Dilma Rousseff, tomou a iniciativa de receber ontem os líderes do Movimento Passe Livre, de São Paulo, para estabelecer o diálogo e ver o que pode ser feito para atender suas reivindicações.

 Por sua vez, as lideranças do movimento não se negaram em ir até Brasília para dialogar e apresentar suas reivindicações. Assim é que se faz e deve servir de exemplo para os governantes e manifestantes de todos os estados.

A presidente também já anunciou que convocará governadores e prefeitos para analisar o que pode ser feito para atender os reclamos dos manifestantes, sobretudo, os voltados para a melhoria dos transportes públicos e outros serviços essenciais, como os da saúde, educação e segurança pública, que mais têm sobressaído durante as manifestações.

Já se disse e vale repetir que se trata de um movimento legítimo, que não pode ser ignorado ou menosprezado. Porém, é preciso agora que se tirem as devidas lições e, sobretudo, que seja verdadeiramente canalizado para a melhoria das condições de vida da sociedade brasileira.

Sair da versão mobile