Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Qualidade de vida

 No Dia Mundial do Meio Ambiente, há sim o que se comemorar no Acre pelos avanços feitos nas últimas décadas, mas há muito ainda o que fazer.

 Um desses avanços, sem dúvida, foi a opção correta que se fez pelo desenvolvimento sustentável, permitindo a preservação de cerca de 80% de sua floresta, o que por si só constitui um dado inigualável, considerando a devastação da floresta amazônica que ainda não foi estancada.

 Neste aspecto, há que se ressaltar sempre que essa opção foi fruto de muita luta dos chamados povos da floresta, seringueiros, índios e outras categorias, que se opuseram e resistiram à derrubada desenfreada e criminosa da floresta. Luta que foi encampada depois por outros segmentos e pelos governos locais.

 De outra parte, há que se admitir que essa opção ainda precisa ser complementada por políticas públicas capazes de promover a melhoria das condições de vida da população, a partir do uso correto e inteligente desses mesmos recursos naturais. E isso só se obtém com investimentos significativos em pesquisas  e projetos de desenvolvimento para gerar emprego e renda.
Preservar o meio ambiente não significa um modismo, mas, sobretudo, buscar sempre e para todos qualidade de vida.

Sair da versão mobile