X

Prefeitura de Rio Branco reforça parceria para reciclagem de lixo

A Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre) de Rio Branco é uma referência não só para o Estado, mas para todo o país. Na manhã desta quarta, 12, o prefeito Marcus Alexandre, fez uma visita ao local, acompanhado do empresário Éden Santos (Plasacre) e do titular da Semsur, Kellyton Carvalho.

A visita na Utre foi para acompanhar o trabalho que vem sendo realizado na unidade de tratamento e reforçar a parceria que já existe para reciclagem do lixo que é encaminhado para tratamento. A Plasacre é uma empresa que existe há dois anos e trabalha com a reciclagem de material plástico para fabricar telhas mangueiras, caixas agrícolas e vários outros produtos.

Atualmente, a Plasacre consegue transformar e reciclar cerca de dez toneladas de lixo por dia. De acordo com Éden Santos, ao reforçar a parceria com a Prefeitura de Rio Branco, acredita que a tendência é dobrar essa capacidade de transformação, aumentando a produtividade da empresa.

A parceria público-privada é um caminho de mão dupla. Na medida em que a empresa aumenta o seu potencial de produção, maior é a capacidade de tirar os resíduos da natureza, contribuindo de forma significa para o meio ambiente. “Por isso essa parceria é tão importante”, afirma o empresário.

Atualmente, a Utre recebe diariamente duzentas toneladas de lixo, dos quais a metade é de lixo reciclável e a outra é de lixo orgânico doméstico. Da parte que é reciclável, pelo menos vinte por cento deste total é somente de plástico, material utilizado pela empresa.

Para reforçar a parceria, a Prefeitura de Rio Branco deverá aumentar o número de trabalhadores da Semsur atualmente na Utre. “Essa parceria é importante para a prefeitura porque esta unidade de tratamento, construída na gestão do ex-prefeito Angelim, é modelo para todo o país”, afirma Marcus Alexandre.

Durante a visita à Unidade, se pode conhecer um pouco mais do trabalho que é desenvolvimento no local, que é preparado para reciclar todo o tipo de lixo. Desde os volumosos, passando pelo orgânico, até a reciclagem de material hospitalar e o destino final para animais mortos.

A Prefeitura de Rio Branco realizou um convênio para que todo o lixo de municípios próximos possam ser tratados também no local. Isso porque, a partir do ano que vem, todas as cidades do país serão obrigadas a terem uma unidade de tratamento de resíduos e, no Acre, Rio Branco é a única que já está equipada e preparada para dar um destino final ao lixo produzido, de forma sustentável e ambientalmente correto. (Ascom PMRB)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: