Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais médicos

 Polêmica, sob vários aspectos, essa medida do Governo Federal de ampliar o número de profissionais no interior do país, através do Programa ‘Mais médicos’, lançado no começo da semana pela presidente Dilma Rousseff, mas necessária.

Se essa ampliação deva se dar através da ‘importação’ de médicos estrangeiros, como está propondo o Governo, ou através de uma política de valorização dos profissionais já existentes no país, como defendem as entidades da categoria, é uma questão a se discutir.

Porém, o que se não se pode negar é que as autoridades precisam enfrentar de vez com coragem e determinação esse grave problema que afeta milhares, milhões de brasileiros que ainda vivem nas regiões mais distantes e não dispõem de médicos para atendê-los.

Basta assistir, diariamente, no noticiário os casos mais dolorosos de pacientes que precisam se deslocar horas ou até dias seguidos de suas regiões para as cidades e mesmo assim correm o risco de morrerem nas filas por falta de atendimento médico-hospitalar.

Aliás, esta foi uma das reivindicações mais fortes que se ouviu durante as grandes manifestações que tomaram conta das ruas pelo país afora e tanto o Governo quanto os profissionais da área não podem omitir-se em dar uma resposta, com medidas práticas, efetivas.

Se será com a ‘importação’ ou não ou com mais dois anos no currículo que se debata, mas é preciso resolver.

Sair da versão mobile