Necessária e louvável sob todos os aspectos esta medida da prefeitura da Capital de recolher os ônibus em situação irregular ou por falta de documentação ou por condições precárias de trafegabilidade.
É uma medida, até certo ponto, inédita e radical, mas acertada. Primeiro, para garantir a segurança dos usuários dos transportes coletivos, depois, para chamar a atenção das empresas concessionárias à suas responsabilidades.
Durante a recente campanha eleitoral, o que mais se ouvia dos vários candidatos a prefeito eram promessas de que iriam melhorar as condições do transporte coletivo. Pois, assim eleito, o prefeito Marcos Alexandre está cumprindo mais um de seus compromissos de campanha e atendendo aos reclamos da população que se sente lesada, por vezes, até mesmo humilhada com a péssima qualidade dos serviços deste setor.
Não só pelo direito de ter um sistema de transporte público de qualidade, mas também por pagar uma tarifa cara, a população tem o direito de exigir tanto da prefeitura e, sobretudo, das empresas veículos trafegando com segurança, limpos e em número suficiente para atender a demanda.
Rio Branco é ainda uma cidade de porte médio. Tem todas as condições de melhorar os serviços públicos, entre eles o transporte coletivo. Mas é preciso que se comece desde já, antes que se transformem no caos das grandes cidades.