Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nova ordem no campo

 

Digno de elogio os esforços do Governo do Estado nas últimas semanas, ao fornecer implementos agrícolas e incentivar o homem do campo à modernização, nos quatro cantos do Estado.

Os investimentos maciços, e ao mesmo tempo fragmentados de acordo com as necessidades de cada comunidade, mostram que o produtor rural está sendo valorizado e obtendo oportunidades reais de crescimento.

Exemplos como o apoio à cafeicultura em Manoel Urbano, à piscicultura em Rio Branco, à suinocultura no Vale do Acre – e agora o convênio com o BID, com investimentos de R$ 150 milhões para o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre -, darão o mote do crescimento econômico da zona rural, nos próximos meses.

O crescimento virá de iniciativas de pessoas como o produtor de farinha Raimundo Nonato, de Xapuri, “nascido e criado na roça”, como ele mesmo faz questão de frisar, que já exporta o produto devidamente ensacado para mercados como o de Rondônia, façanha que só é possível graças a uma sintonia da força de vontade de crescer com a de trabalhar com afinco.

Se antes Nonato produzia cinco mil sacas por mês, agora, com a mecanização e a assistência técnica fornecidas pelo Estado, a expectativa é a de expansão da produção, alargando sorrisos na comunidade e promovendo geração de riqueza dentro da própria região. Era exatamente disso que os colonos do Acre precisavam.

 

Sair da versão mobile