Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Seria ingenuidade

Ao contrário do que alguns segmentos imaginam ou apostam, ou por ingenuidade ou interesses políticos menores, a vida seguirá seu curso depois dessas grandes manifestações ou protestos que tomaram conta do país nas últimas semanas.

Evidentemente, que muita coisa deverá mudar e já está mudando, levando, sobretudo, os governantes de todos os níveis e a classe política a tomar medidas para melhorar a qualidade dos serviços públicos. Por isso mesmo, sob todos os aspectos, o movimento não é só legítimo como necessário.

Contudo, nenhuma mudança de ordem institucional ou revolução foram feitas. As instituições permanecem as mesmas e é ingenuidade ou oportunismo apostar, por exemplo, que atos de força e vandalismo, que se têm multiplicado e agravado, terão o condão de revolucionar o país de um dia para outro.

Ao contrário, esses atos de violência insana, que estão deixando um rastro de sangue e mortes, podem comprometer a legitimidade desse grande movimento, porque a sociedade e os próprios manifestantes já deram demonstrações que não os aprovam e os repudiam.

O que se tem a fazer, portanto, é aprimorar as instituições, cobrar suas responsabilidades, sobretudo, da classe política que ainda insiste em manter seus privilégios.

Sair da versão mobile