Pular para o conteúdo

Disque denúncia recebe média de 580 denúncias por mês

disquedd 
O serviço Disque Denúncia, que funciona nos números 181 e 197 recebeu quase três mil denúncias desde a sua implantação, em fevereiro. O serviço, que é um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, funciona 24 horas e recebe uma média de 20 denúncias por dia. Tudo que é denunciado é processado e encaminhado aos delegados e comandantes de batalhões.

“O serviço é destinado principalmente para o combate ao tráfico de drogas, desbaratamento de quadrilhas e crimes organizados. O objetivo do convênio é possibilitar denúncias por pessoas que se acham intimidades e por isso a preservação da identidade. As pessoas que quiserem se identificar não tem problema”, explica o secretário de Segurança Pública, Reni Graebner.

 O projeto foi iniciado em fevereiro em sua fase experimental. Agora já tem um caráter definitivo e está em fase de divulgação. O disque denúncia atende ao estado todo e se diferencia do número 190 por não exigir a identificação do denunciante e não ter o caráter emergencial.

 Das 2.893 denúncias recebidas até agora, 550 geraram resultados positivos com a instrução de inquéritos policiais, apreensões de drogas, desbaratamento de quadrilhas e prisões através do cumprimento de mandato.

 “Os crimes que eventualmente estejam acontecendo na hora da denúncia tem o despacho imediato para a autoridade competente militar ou civil”, ressalta o secretário de Segurança Pública.