X

Professores decidem encerrar greve em Cruzeiro do Sul

 Durante assembleia realizada ontem, no município de  Cruzeiro do Sul, os professores da rede estadual de Educação decidiram retornar ao trabalho. A direção local do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), realizou uma votação em que a maioria dos presentes optou pelo fim da paralisação.

 Depois de muitos debates entre professores e líderes sindicais, a categoria decidiu encerrar o movimento mesmo sem avanços nas negociações. “Teremos que trabalhar para recuperar os dias de greve, eu ficaria satisfeita de pagar todos os dias perdidos com os objetivos alcançados, agora, retornar sem resultados, como perdedores, eu não concordo. Por mim, a greve continuaria”, opinou a professora, Elisângela Oliveira Silva de Araújo.

 O secretário do Conselho de Diretores das escolas estaduais em Cruzeiro do Sul, Djalma Enes, disse que o movimento perdeu o sentido a partir da identificação de grupos em Rio Branco que estariam aproveitando a greve para promover candidatos à presidência dos sindicatos da categoria. “Estamos nos sentindo usados por pessoas que buscam interesses próprios, não adianta continuar lutando por uma causa sem vitória e depois o prejuízo ser ainda maior”, disse.

 O presidente local do Sin-teac, Valdenízio Martins, afirmou que o governo acatou as propostas apresentadas pela categoria e apenas pediu prazo, garantindo que abre novas possibilidades de negociações a partir de novembro, por isso, a greve ainda alcançou resultados.

 “Em Rio Branco o movimento ficou tumultuado com a divisão de três grupos de olho nas eleições dos sindicatos. Enquanto isso, aqui, a gente está unido e na busca do mesmo objetivo. Diante dessa situação, nós poderíamos estar sendo usados, assim, optamos por voltar ao trabalho”, diz.

 Cerca de dois mil professores estavam em greve em Cruzeiro do Sul deixando mais de 22 mil alunos sem estudar. As atividades escolares retornam normalmente nesta quinta-feira (25). (Genival Moura, Do G1/AC)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: