X

Everaldo Gomes faz um balanço de sua gestão frente à prefeitura de Brasiléia

 Eleito com 6.090 votos para governar o município de Brasiléia o prefeito Everaldo Gomes (PMDB) vem superando as expectativas e mostrando que sua administração é voltada ao trabalho e compromisso com os anseios da população. Em seis meses de gestão, o prefeito melhorou mais de 120 km de ramais, criou o Programa Cidadania Itinerante que leva dignidade e serviços essenciais as famílias, recuperou as diversas ruas da cidade que estavam destruídas no início do ano, garantiu professores em todas as escolas municipais, principalmente da zona rural e garantiu remédios e médicos em todos os postos e unidades de saúde.

 Pautado no compromisso de levar dignidade e oferecer os serviços essenciais a população de seu município, Everaldo Gomes tem se mostrado um empolgado e atuante gestor nesses meses de administração. Acompanhando de perto os serviços de todas as secretarias municipais, sua intenção é saber de perto como estão sendo executado os serviços de responsabilidade do município.

 Logo que assumiu o cargo Everaldo encontrou uma prefeitura sucateada sem nenhum tipo de informações em papel e muito menos nos computadores que estava todos sem qualquer tipo de arquivos.

 Uma das grandes dificuldades foi receber a prefeitura sem qualquer tipo de informações, tendo em vista que a antiga administração não havia aceitado fazer a transição como estipula a lei orgânica do município.

 Encontrando uma cidade totalmente tomada pelo lixo, tratores, caminhões e equipamentos fundamentais para atender a demanda prioritária da população quebrados e alguns totalmente sucateados. Everaldo Gomes contou com sua equipe de secretários e servidores para mudar a situação do município que estava totalmente desorganizado quando foi recebido.

 Aos poucos e de forma intensa com os servidores liderados pelos respectivos secretários, a área da educação, saúde, obras, administração, finanças, agricultura entre outras puderam mostra suas atividades e melhorar totalmente a situação encontrada no início do ano o município.

 “Tivemos problemas complicados de resolver no início do ano com relação as serviços essenciais da cidade que estava tomada pelo lixo, serviços administrativos que tivemos que resolver devido não termos nenhum tipo de informações deixada pela gestão anterior. Produtores rurais abandonados e pedindo melhoramento de ramais que a anos não entrava uma máquina para arrumar um km se quer. Mas de forma gradativa e organizada dentro de um cronograma, visitamos a zona rural, conversamos com os produtores e planejamos longo trabalho”, explicou o prefeito Everaldo Gomes.

 De acordo com o prefeito, depois de seis meses, a administração, quitou as dívidas de encargos e contas deixada pela gestão passada, o sistema de saúde está organizado com médicos, enfermeiros e todos os profissionais de saúde realizando os atendimentos de forma organizada, medicamentos, insumos e toda estrutura necessária ao atendimento da população de Brasiléia.

 “Na educação reformamos algumas escolas garantindo o início do ano letivo e realizamos os processos seletivos para a contratação de professores, principalmente da zona rural. Fizemos a aquisição de uniformes para os alunos da rede de ensino municipal e garantimos o abastecimento para a merenda escolar”, destacou Everaldo.

 Segundo o prefeito na parte de infraestrutura foi feito a limpeza da cidade com a retirada de lixos e entulhos, limpeza de bueiros vala e esgotos. Recuperação das vias da cidade com a operação tapa buracos, construção de calçadas e meio fio. Colocação de bueiros nos pontos críticos como enfrente a escola IOP.

 Na zona rural sua gestão recuperou mais de 120 km de ramais, construiu e reformou mais de 15 pontes. “Conversamos com os produtores e apresentamos um planejamento para melhorar 336 km de ramais e ainda 89 km deixado pela gestão passada fruto de parceria com o Incra. Distribuímos calcário e sementes para os agricultores, além de garantirmos o transporte da produção e apoio a mecanização agrícola de graça”, informou o prefeito.

Outro visual na cidade com as obras realizadas
 
 Encontrando tratores, caminhões e maquinários sucateados na secretária de obras o prefeito e o secretário da pasta, Clécio Gadelha verificaram alguns veículos que estavam funcionando e designaram os mesmo para fazer a limpeza imediata das ruas, que estavam tomadas de lixo.

 Para agravar ainda mais a situação o aterro de resíduos conhecido como lixão da cidade localizado no KM 10 da BR-317, estava tomando de conta de parte da Rodovia. De imediato foi limpo e os lixos aterrados, diminuindo a exposição e a poluição que estava ocorrendo.

 Os esgotos que dentro da cidade estavam alguns com problemas sérios e trazendo risco para a saúde dos moradores foram arrumados nas primeiras semanas de gestão. O que não parou até hoje com ações ampliando os serviços de esgoto e benfeitoria de calçadas e meios feios.

 O prefeito Everaldo também foi mais além, em todos os finais de semanas desde que assumiu a prefeitura optou em visitar a zona rural e conversar com os produtores sobre as benfeitorias que poderiam está sendo realizados como limpeza e melhoramento de ramais.

 As conversar com os produtores e os avanços no concerto dos tratores, caminhões e outros maquinários garantiram que junto com o secretário Clécio Gadelha fosse feito uma reunião no Centro Cultural da Cidade apresentando o planejamento de execução de melhorias em 336 km de ramais com recursos próprios e mais 89 deixado pela gestão passada em parceria com o Instituto de Colonização e Reforma Agraria – Incra.

 Dentro do planejamento está incluído reforma e construção de pontes, assim como colocação de bueiros em locais críticos diagnosticados pelas comunidades de cada ramal. O que antecipando o planejamento foram feitas e reformadas 15.

Medicamentos e médicos em todos os posto de saúde

 Ao receber a secretaria de Saúde sem qualquer tipo de informações de dados de atendimentos no município. A secretária municipal de Saúde, Aldenice Ferreira a pedido do prefeito Everaldo Gomes visitou todos os postos e unidade de saúde para saber das reais condições.

 A pedido do prefeito, Aldenice cuidou de estruturar os postos e unidades que estavam praticamente parado por falta de equipes nas ações básicas de saúde. E logo em seguida determinou o funcionamento dos postos e unidade no período integral, com médicos atendendo pela manhã e visitando pacientes nas residências no período da tarde. E ainda cumprindo uma promessa de campanha, o prefeito colocou uma ambulância 24 horas no Posto de Saúde da Agrovila no km 26.

 Sabendo da falta de medicamentos, os trabalhos para aquisição dos primeiros lotes de remédios foram complicado de adquirir, afinal não havia informações necessárias na Comissão de Licitação no início do ano sobre os processos, o que gerou um atraso, mas foi sanado e os postos e unidades de saúde estão sendo abastecidos mensalmente.

 As ações da vigilância sanitária que não eram realizadas com fiscalização e emissão de alvarás de funcionamento também foram adotadas na atual gestão que vem acompanhando de perto os comércios, lanchonetes, restaurantes, bares e outros estabelecimentos.  

Garantindo a educação nos lugares mais distantes

 Os problemas encontrados pela secretária municipal de Educação, Alda Pacheco não foram diferentes das demais secretarias. Recebendo escolas com condições de uso precárias e outras repassada ao Estado meses antes do termino da gestão anterior. A professora que também foi vereadora organizou sua equipe a pedido do prefeito Everaldo Gomes e definiu priorizar o processo seletivo para a contratação de professores, principalmente para a zona rural. O que foi um sucesso de aceitação e preenchimento dos cargos em todas as escolas.

Administração e finanças organizada
 Depois de receber a gestão com dois meses de encargos atrasados e contas de água no valor de mais de R$ 200 mil reais. O prefeito juntamente com o secretário de finanças, Jacks Aroldo enxugaram vários gastos que o município tinha adquiridos e ajustou as contas do município.

 O recadastramento dos servidores realizado pela Secretaria de Administração foi uma das ações que ajudou a gestão a saber o número de servidores efetivos e provisórios para ajustar a folha de pagamento.

 O pagamento de metade do decimo terceiro já no mês de junho foi um ato inédito na administração pública no Acre entre as prefeituras. O que só ocorreu depois conter gastos que o município estava adquirindo ao longo dos anos sem necessidade prioritárias.

Esporte para todos

 Sempre apoiando o esporte também quando era vereador, Everaldo Gomes vem realizando torneios e competições em várias regiões do município. O campeonato municipal que está em andamento conta com uma premiação inédita no esporte local, chegando a mais de 10 mil em premiação as diversas categorias.

 A Copa Master de futebol de campo que começa neste sábado, 6, também foi um pedido dos esportistas que prontamente foi atendido pelo chefe do executivo municipal. O Campeonato aberto de futebol está sendo organizado para começar nos próximos meses, com a expectativa de várias equipes participarem.

Apoio à produção

 Nas primeiras semanas de sua administração o prefeito Everaldo Gomes isentou os feirantes que tinha que pagar taxa para a prefeitura pelo transporte da produção até a feira, localizada ao lado da Rodoviária do município.

 Ampliando o apoio a produção a Secretaria de Agricultura irá fornecer ainda este mês a mecanização agrícola. A entrega de calcário para os produtores da zona rural para apoiar a produção já foi entregue para algumas famílias de produtores.

 O pro além de entregar sementes para os produtores no objetivo de fortalecer o plantio das hortas comunitárias e individuais.

 O trabalho de limpeza de áreas conhecida como destoca, também está sendo planejada em diversas áreas da zona rural. Segundo o secretário de Agricultura, Reginaldo Guerra os trabalhos de sua pasta estão sendo programado e executados de forma rápida e eficiente dentro das condições financeira do município.

Projetos e recursos garantidos

 Buscando parcerias com o Governos do Estado, Federal e principalmente com os deputados federais. O prefeito Everaldo Gomes tem contado com a secretária de Planejamento Goreth Bibiano para desenvolver os projetos que garantam a viabilidade de recursos.

 Em busca de parceria o prefeito ganhou apoio dos deputados federais Flaviano (PMDB) Melo, Márcio Bittar (PSDB), Gladson Cameli (PP). O apoio do senador Sergio Petecão (PSD) e de Aníbal Diniz também está garantido no desenvolvimento de vários projetos.

 Os projetos de duplicação da Avenida Manoel Marinho Monte, uma das mais movimentadas e principal da cidade está entregue a empresa responsável pelos serviços. O que vai garantir um transito mais seguro e de melhor qualidade a população e seus visitantes. (Com informações da Assessoria)

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: