X

Assinada a ordem de serviço para as obras da UPA dentro da Cidade do Povo

 “É emocionante ver o que está sendo feito aqui”, disse o governador Tião Viana ao assinar na manhã desta quinta-feira, 22, a ordem de serviço para construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que funcionará dentro da Cidade do Povo. A solenidade foi realizada no próprio canteiro de obras do bairro planejado. A obra está orçada em R$ 3.663.404,23 e tem prazo de execução de oito meses, mas deve ser entregue até o Natal, junto com as primeiras casas do programa habitacional.

 Antes de tomar a palavra, Tião Viana fez questão de reunir junto ao dispositivo de autoridades muitos dos operários que estão trabalhando na Cidade do Povo e lhes prestar uma justa homenagem: “São vocês que estão erguendo esse projeto que vai ajudar a salvar a vida de muitas pessoas. Eu quero agradecer pelo trabalho de vocês”. O governador também disse que, “Não é apenas uma UPA. Serão quatro novas no Acre. E esta aqui na Cidade do Povo é parte da etapa da nova cadeia de desenvolvimento do Acre, feita com recursos próprios. Temos 20 estados no país hoje cortando custos e demitindo pessoas e aqui temos orgulho de estarmos fazendo o contrário”.

 A UPA da Cidade do Povo não atenderá apenas as 55 mil pessoas que devem se instalar nas mais de 10 mil casas que serão construídas no local, mas também de sete bairros adjacentes, totalizando uma população de cerca de 70 mil pessoas. Ela será dedicada a casos agudos, reforçará o trabalho em conjunto com a UPA do Segundo Distrito e funcionará com dois médicos 24 horas por dia.

 Saúde na Cidade do Povo – Os investimentos que envolvem a área da saúde são: construção de Unidade de Pronto Atendimento (UPA), postos de saúde, base para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de contratação de recursos humanos e manutenção de insumos.

 O Governo do Estado, em parceria com o município de Rio Branco, está levantando as necessidades da população que vai morar no novo bairro. Serão oferecidas, também, unidades de saúde para atender os casos de doenças mais comuns da região. O trabalho dos profissionais de saúde da atenção básica é garantir o atendimento primário, atuando na área de prevenção de doenças e promoção à saúde da população.

 A atenção básica é a porta de entrada aos serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nas unidades básicas de saúde serão atendidas as pessoas que necessitarem de atendimentos de casos não emergentes ou urgentes, como consultas médicas, odontológicas, nutricionais, psicológicas, além de serviços de imunização.

 O Samu realizará os atendimentos de urgência e emergência, em qualquer lugar, com o auxílio das ambulâncias de salvamento.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: