X

Eletricitários entram em greve de novo

Trabalhadores da Eletrobras e Eletronorte em todo o país estão novamente em greve. No Acre os trabalhadores se reuniram em frente a empresa e prometeram que desta vez o movimento é por tempo indeterminado. De acordo com servidores, não houve acordo na audiência de conciliação promovida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Com o reinício da greve, os trabalhadores devem fazer serviços de emergência, mas não realizarão a manutenção preventiva e nem desligamentos programados para manutenção. Em Rio Branco, o atendimento na OCA está funcionando normalmente. No Brasil todo, o sistema Eletrobras conta com 27 mil trabalhadores, sendo que mais de 300 estão no Acre.

Na audiência a Eletrobras ofereceu a reposição do IPCA do período sobre salários e benefícios, ganho real de 0,5% a ser aplicado imediatamente, 1% em janeiro de 2014 e mais 1%, em janeiro de 2015, e garantiu a reposição do IPCA em maio de 2014. No entanto, não houve acordo.

O Tribunal determinou que se mantenha em atividade durante a greve, no mínimo 70% dos empregados ligados às atividades operacionais e atividades administrativas pré e pós-operacionais, mantendo os horários regulares de turnos. Ainda 40% dos empregados administrativos deverão trabalhar.
Os trabalhadores querem um reajuste salarial de 11,16% que inclui a reposição da inflação mais a média de crescimento do setor nos últimos três anos.

Entenda o caso

Os servidores da Eletrobras entraram em greve no dia 15 de junho e depois de 15 dias, sem acordo com a empresa, o caso foi para o TST, que havia apresentado uma proposta de acordo que previa aumento real de 1% retroativo a maio deste ano, um novo reajuste do mesmo percentual em janeiro de 2014 e de 0,5% em setembro, além da correção da inflação.
Os trabalhadores aceitaram a proposta e voltaram ao trabalho, com a condição de que a Eletrobras também aceitasse o acordo. Mas na audiência de conciliação promovida na quinta-feira (1/8), os representantes da Eletrobras informaram que não seria possível aceitar a proposta e apresentaram uma alternativa com um índice de reajuste real menor do que o proposto. Com isso, os servidores decidiram paralisar as atividades novamente.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: