Pular para o conteúdo

Escritor e jornalista carioca fará palestra hoje em Rio Branco, no festival MixBrasil

Andre fisher O jornalista e escritor André Fisher participa hoje, em Rio Branco, de uma palestra com o tema: “Comunicação e Diversidade – Um olhar contemporâneo”. A atividade faz parte da programação do III Festival de Cultura da Diversidade MixBrasil/AC.

 O jornalismo, entendido como construtor de sentidos sobre a realidade, é um discurso que deve representar a diversidade de pensamento da sociedade contemporânea. No entanto, as representações dos gays criadas a partir do discurso jornalístico podem determinar e/ou intensificar o processo de marginalização dos homossexuais na sociedade, excluindo-os do exercício da cidadania e contribuindo para o crescimento da homofobia. A busca pelo reconhecimento social, amparada num discurso de conquista da cidadania, será bem sucedida quando a imprensa transformar o caráter arbitrário da cultura dominante na sociedade brasileira em culturas paralelas entendidas como diversidade.

 Desse modo, a palestra ‘Diversidade e Comunicação – Um olhar contemporâneo’ busca contribuir para a discussão sobre a construção de sentidos sobre a diversidade pela imprensa brasileira, contextualizando os comunicadores sobre a abordagem contemporânea do tema e trazendo uma reflexão sobre o atual cenário crescente do fundamentalismo.
 
 As representações dos LGBTs criadas a partir do discurso jornalístico podem determinar e/ou intensificar o processo de marginalização dos homossexuais na sociedade, excluindo-os do exercício da cidadania e contribuindo para o crescimento da homofobia.

Palestrante: André Fisher – Fundador e Diretor do Festival MiX Brasil de Cinema da Diversidade Sexual (desde 1993), Editor das revistas Junior (desde 2007) e H (desde 2012), criador e Editor do portal do MiX Brasil (desde 1994), apresentador do programa Cine MixBrasil no Canal Brasil (Globosat, desde 2007), Âncora do programa CBN MixBrasil (desde 2011). 5 livros publicados, Programador do Festival de Curtas de São Paulo, Curador de mostras em 32 Festivais de Cinema no exterior. Colunista do MTV Notícias (2009-2011) e da Folha de S.Paulo (1996-2006), colaborador de várias revistas no Brasil e no exterior.