Como forma de valorizar o voto de confiança que a juventude depositou em suas propostas, criou a Assessoria Especial da Juventude, ligada ao seu gabinete, onde é uma secretaria que desenvolve ações e políticas públicas voltadas para os jovens do Estado, tendo Thiago Higino a frente desta pasta.
“O governador Tião Viana nos designou a fazer com que o movimento jovem crescesse em todo o Estado. Ele é um dos maiores entusiastas da juventude, onde optou por um modelo diferente de gestão pública, onde os jovens nos apontam as demandas e estamos implementando, pois assim evitamos trazer modelos prontos e que possivelmente não sirvam para aquela comunidade”, destacou Thiago.
Desde que assumiu a assessoria de juventude, Higino conseguiu sair de zero para doze Conselhos Municipais de Juventude dos vinte e dois municípios acreanos.
“Esse foi um trabalho construído do governador Tião Viana com os municípios. Queremos atingir todas as cidades, mas até tornarmos tudo isso possível, estamos atingindo os jovens com informações necessárias e que tem mudado suas histórias, além de capacitá-los a se tornarem agentes multiplicadores dessas ações como as Brigadas Jovens, Juventude na Comunidade, Vamos Proteger, sempre ligados com outras instituições e secretarias. Se não fossem essas parcerias, não teríamos levado qualificação maior e mais rápida a esses municípios” frisou Higino.
Como parte desse projeto de valorização, deu-se início a 2ª Semana Estadual da Juventude na cidade de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, onde o evento segue na Capital, Capixaba, Plácido de Castro, Bujari, Xapuri, Senador Guiomard e Sena Madureira.
Na manhã desta segunda (12), a programação teve sequência no Colégio Estadual Armando Nogueira, onde foi apresentado o Estatuto da Juventude, que foi aprovado pela presidente Dilma na semana passada. Além de apresentar dados e ações que já foram realizadas pelo governo estadual.
Para o aluno do terceiro ano do ensino médio, Felipe Fernandes de Andrade, tanto o Estado como o Governo Federal avançaram nas políticas públicas, mas ainda precisa avançar mais, além de contar com maior participação da própria juventude.
“O Acre é de fato um exemplo para o país, mas o Brasil precisa avançar mais, como o passe livre que deveria ser destinado aos alunos das redes públicas, já que muitos tem dificuldades. Para que haja um entendimento maior dos projetos e propostas, a juventude deve está mais envolvida, política não é só para pessoas maiores de idade, mas de todos que tem um entendimento que leis podem mudar nossas vidas”, disse Felipe.
Nesta terça-feira o governador Tião Viana lançara o concurso de redação para os alunos da rede estadual de ensino médio, onde os textos que tiverem maior pontuação ganharão bolsas integrais de estudo em faculdades particulares de Rio Branco.
O lançamento acontecerá a partir das 10h da manhã no Colégio Estadual José Ribamar, localizado no bairro aeroporto velho. E até o próximo dia dezesseis aconteceram diversas programações. (Victor Augusto (Assejuv)