Pular para o conteúdo

Lançada hoje a Campanha Salarial dos Bancários do Acre

 O lançamento da Campanha Salarial dos Bancários do Acre tem início nesta quarta-feira, 21, às 8h na praça Povos da Floresta, onde sindicalistas devem se reunir para distribuir panfletos, cachorro-quente, pirulitos, bombons aos clientes e usuários das unidades bancárias. O atendimento dos clientes não será prejudicado.

 Campanha Salarial terá como eixos centrais reajuste de 11,93% (Inflação projetada do período mais aumento real de 5%), valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Diesse (R$ 2.860,21), defesa do emprego, fim da terceirização e combate às metas abusivas e ao assédio moral. A pauta de reivindicações foi entregue à Fenaban no dia 30 de julho.

“Vamos promover neste ano, a cachorrada dos banqueiros, com distribuição de cachorro quente, bombons e pirulitos na porta de algumas agências para mostrar nossa insatisfação com a política dos banqueiros”, explica Edmar, lembrando ainda que haverá a presença do carro de som para a mensagem da Campanha Salarial a sociedade.
Se os bancos querem abrir por mais tempo ou em horário estendido, que estabeleçam jornadas de cinco horas para os bancários com dois turnos de trabalho. Essa foi a reivindicação apresentada pelo Comando Nacional dos Bancários à federação dos bancos (Fenaban) para buscar solução para um problema que está virando rotina na vida dos bancários: a extrapolação da jornada com um ritmo estressante de trabalho.

 Sobre a terceirização, o sindicato é contra a PL 4330 que regulamenta a terceirização fraudulenta de mão de obra e, se aprovado, pode servir para precarizar direitos conquistados pelos trabalhadores após muita luta.

 O sindicato confirma que reuniões serão nos dias 26 (a partir das 14h) e 27 (dia todo). A quinta-feira 22 é Dia Nacional de Luta, com passeata.