Pular para o conteúdo

Nova frente fria promete derrubar a temperatura em Rio Branco no sábado, afirma Friale

 Apesar do forte calor que os acrianos estão enfrentando nesta semana, o meteorologista Davi Friale, avisa que uma nova onda de frio atingirá boa parte do Brasil e chegará ao Acre a partir desta sexta-feira, 9. A previsão é que no sábado, logo cedo, ventos muito fortes, com rajadas que poderão ultrapassar 60km/h, atingirão os municípios do leste e do sudeste do Acre, onde se localizam Rio Branco e Brasiléia.

 Mas antes disso, o choque do ar frio com o ar quente, que está sobre a região, deverá provocar temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e, eventual, queda de granizo, de forma bastante ampla, no estado, principalmente, nos municípios localizados nas regiões da capital e da fronteira com a Bolívia e com o Peru, avisa Friale.

 No sábado, no domingo e no amanhecer de segunda-feira, a temperatura cai acentuadamente e os termômetros estarão marcando mínimas entre 11 e 14ºC, em Rio Branco, Brasileia e proximidades. Mesmo durante o dia, a temperatura deverá ficar abaixo de 23ºC. Em Cruzeiro do Sul, Tarauacá e demais municípios do centro e do oeste do estado, a temperatura mínima deverá ficar entre 14 e 17ºC.

 Entretanto, a sensação térmica, que é aquela que o nosso corpo sente, se exposto ao vento, será bem inferior, podendo ficar abaixo de 8ºC, durante a noite, devido aos fortes ventos que estarão soprando de sudeste.

 As temperaturas, também, caem bastante, em Cuiabá e em todo o oeste e sudoeste de Mato Grosso, no centro e no oeste de Rondônia, inclusive, em Porto Velho, no sul e no sudoeste do Amazonas (Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Envira e Eirunepé), em toda a região de terras baixas da Bolívia (Trinidad, Riberalta e Cobija) e no sudeste e leste do Peru (Porto Maldonado, Ibéria, Inapari e Pucalpa).

 No sul do Brasil, as temperaturas atingirão valores abaixo de zero e haverá formação generalizada de geada, na maioria dos municípios daquela região, principalmente, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Previsão para quinta e sexta-feira

 Até a sexta-feira, 9, a previsão é de altas temperaturas, durante o dia, com valores muito perto dos 36ºC. A causa é a baixa umidade do ar que vai girar em torno de 30%, na parte da tarde. Isso favorece, não só o aquecimento, provocado pela forte intensidade dos raios solares, mas, também, a extrema radiação ultravioleta.

 Essa condição de muito calor vai ocorrer mais forte no leste e no sudeste do estado, ou seja, na capital e na região de Brasileia e proximidades. Eventualmente, nesses municípios, poderão ocorrer chuvas rápidas, em alguns poucos pontos isolados, somente na parte da tarde.