Pular para o conteúdo

Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado conclui asfaltamento no Adalberto Sena

Adalberto Sena 2 O prefeito Marcus Alexandre inspecionou neste final de semana, o trabalho de asfaltamento das ruas Limoeiro, Castanheira e Laranjeira, as três últimas vias que faltavam ser pavimentadas no bairro Adalberto Sena. O serviço está sendo executado pela Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) através do programa Ruas do Povo, do Governo do Estado do Acre. O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa) contratou a Emurb para realizar vários serviços de asfaltamento na cidade. “É a Prefeitura de Rio Branco em parceria com o Governo do Estado levando melhorias para todos os bairros”, disse o prefeito. Na inspeção, ele estava acompanhado do vereador Gabriel Forneck, Líder do Prefeito na Câmara Municipal e do presidente da Emurb, Jackson Marinheiro, entre outros.
 
 Fundado há mais de 22 anos, o bairro conta com toda a infraestrutura urbana, mas os moradores dessas ruas vinham sofrendo há vários anos.  “Tinha rua aqui, como a Castanheira, que não dava acesso. Agora vai ficar muito bom”, disse Cleonilson Generoso de Oliveira, presidente da Associação de Moradores do Bairro Adalberto Sena.

 Rio Branco era uma Capital com poucas ruas asfaltada até pouco tempo. Quando o ex-prefeito Raimundo Angelim assumiu a prefeitura, a cidade tinha pouco mais de 350 quilômetros de ruas pavimentadas, número que foi ampliado para 500 e agora a meta do prefeito Marcus Alexandre é chegar aos 800 quilômetros.  Nesse sentido, lembra Marcus Alexandre, a parceria da Prefeitura com o Governo do Estado é fundamental.

 Além das frentes de trabalho possibilitadas pelo convênio com o Ruas do Povo, a Emurb está presente nos bairros Morada Nova, Nova Estação, Placas e São Miguel. Ramais, como Bom Jesus, na Vila Acre, e no Adalberto Sena. “Estamos trabalhando muito nesta Ação de Verão, aproveitando o tempo bom para melhorar a urbanização de Rio Branco”, disse Jackson Marinheiro.

 Reunido na rua Laranjeira com técnicos e  trabalhadores, Marcus Alexandre detalhou o sistema usado naquela pavimentação – o tratamento invertido – que está sendo bem feito traz muita resistência e durabilidade ao asfalto.

Moradores antigos ressaltam avanços
 Líder comunitário desde que chegou ao bairro, Cleonilson hoje com 66 anos, conta que há 24 vive no Adalberto Sena, fundado pelo ex-governador Flaviano Melo e que somente décadas depois tem a infraestrutura completa com a Ação de Verão levada a efeito por Marcus Alexandre. Em sua mercearia, Cleonilson reúne amigos como José Lima de Araújo e Raimundo Gutemberg, para contar histórias dos primórdios do bairro, composto inicialmente por 340 casas distribuídas pela antiga empresa de habitação pública. “Mudou muito, mas o pessoal andava reclamando dessas últimas ruas, que agora estão sendo feitas. O povo está satisfeito”, disse Cleonilson.  

 Vargas Maia é gaúcho de São Borja que se criou em Riacho do Sangue, no Ceará, e mais tarde veio para Rio Branco. Depois de viver em alguns bairros, passou a morar no Adalberto Sena, onde é pioneiro. “O bairro ficou muito bom. Nem comparação com o que era”, disse Maia, referindo-se aos benefícios que chegaram à comunidade nos últimos anos.  

Ruas do Povo e Emurb em ritmo acelerado para urbanizar bairros
 O prefeito Marcus Alexandre também realizou visita técnica às frentes de urbanização do bairro da Paz. Através do governo do programa Ruas do Povo, a Emurb está levando pavimentação, implantação de redes de água e esgoto, além de meio-fio em 18 ruas daquele bairro.

 Além do Ruas do Povo, o bairro da Paz também está sendo beneficiado com o PAC 2. O prefeito esteve na obra da estação de tratamento de esgoto (ETE), avaliando o trabalho que avança e que irá assegurar melhores condições de saneamento para aquela comunidade. Além disso, cerca de três quilômetros de ruas estão sendo pavimentadas. “Estamos fazendo drenagem, meio-fio, redes de água e esgoto para  garantir uma melhor qualidade de vida aqui para a população”, disse Jackson Marinheiro.

 O prefeito e sua equipe caminharam pela rua Sabiá, que há bem pouco tempo não tinha nenhuma condição de acesso devido à localização – uma região de fundo de vale, baixa e alagadiça – e que agora traz alegria às famílias que ali moram: “Meu Deus! Como está ficando boa essa rua”, comemorou  dona Denise Araújo  do Souza, há dez anos vivendo na rua Sabiá.

 A convite de moradores, Marcus Alexandre seguiu para a rua Coral, na margem superior do Igarapé Batista, já no Parque das Palmeiras. Os moradores pedem melhoria no acesso e na coleta do esgoto. Marcus Alexandre articulou para a próxima segunda-feira, 12, uma reunião entre moradores, técnicos do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa), do Comitê Ruas do Povo,  e da Prefeitura de Rio Branco para juntos encontrarem a melhor solução. “Esses problemas são antigos e as soluções estão próximas daqui. Fiquei satisfeita com a presença do prefeito que veio para saber o que acontece aqui”, disse Micilene Ramalho da Silva, moradora do Beco da Rua Coral. A passarela que liga o bairro da Paz ao Parque das Palmeiras será totalmente reformada, garantiu o prefeito aos moradores.