Pular para o conteúdo

Rio Branco vai ganhar Academias de Saúde

ORDEM DA ACADEMIA DA SAÚDE 1 O vice-prefeito de Rio Branco, Márcio Batista, assinou quarta-feira, a ordem de serviço para a construção da primeira Academia de Saúde Modalidade Básica, que será instalada entre os conjuntos Tucumã e Rui Lino. Os equipamentos devem estar todos instalados em 60 dias e vão atender prioritariamente os idosos, que terão acompanhamento de profissionais das unidades de saúde dos conjuntos Rui Lino e Tucumã. “O diferencial dessas academias é que elas terão a presença dos profissionais da área da saúde, que vão fazer todo o acompanhamento dos usuários, que na maioria serão os idosos. É a integração da saúde com o esporte”, relata Márcio Batista.

 Outra diferença da academia de saúde em relação às academias populares, é que haverá um espaço coberto, que servirá para convivência dos usuários e para a atuação dos profissionais da saúde. O secretário adjunto de Saúde, Oteniel Almeida, destaca que além do funcionamento diário do espaço, na academia haverá atividades programadas com atendimento de médicos, enfermeiros e outros profissionais da área. “Daremos atenção especial aos hipertensos e diabéticos, que têm que ter acompanhamento”.   

 Os moradores da área do Rui Lino e Tucumã gostaram da novidade. A funcionária pública Tiana Rodrigues, diz que atualmente paga uma academia particular onde se exercita diariamente. “Quando essa academia passar a funcionar vou economizar e ainda passar pela ava-liação médica. Estou ansiosa”.

 Esta é a primeira das seis academias dessa modalidade que a Capital vai ganhar. Márcio Batista explica que a segunda será instalada no Residencial Santo Afonso e a ordem de serviço já será assinada no dia 8 de agosto. Outras quatro serão instaladas no próximo ano.

 Rio Branco já tem onze academias da comunidade e outras oito devem ser instaladas na cidade. “Nosso objetivo é alcançar um público cada vez maior nos bairros da cidade. O prefeito Marcus Alexandre aposta nos esportes e atividades físicas como forma de garantir melhor qualidade de vida para a população”, conclui o secretário de Esporte e Lazer, Afrânio Moura. (Asscom/PMRB)