Pular para o conteúdo

Simulado de preparação de desastres será realizado em Rio Branco neste final de semana

 A Prefeitura de Rio Branco, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, em parceria com as Defesas Civil Estadual e Nacional, realizam neste sábado, 31, um simulado de retirada de pessoas de uma área de risco de deslizamento. A simulação contará ainda com homens do Corpo de Bombeiros e do Exército.

 O simulado faz parte de um treinamento contínuo determinado pela presidenta Dilma Rousseff em áreas onde há risco de deslizamento de terra e enchente. A cidade de Rio Branco foi classificada entre as cem cidades onde há risco iminente. Além da simulação, está sendo realizado um curso de capacidade da Defesa Civil para gestores públicos, entre os dias 26 e 31 deste mês.

 O coordenador municipal de Defesa Civil, ten.cel. George Santos, explica que o objetivo do curso e do simulado é inserir na comunidade a percepção do risco real por ocuparem áreas onde pode haver deslizamento de terra e integrar os vários órgãos que atuam em situações de risco como a que será simulada.

 “No curso vamos ver detalhada a nova legislação e fazer o planejamento em defesa civil e gestão de risco e de orientação em desastres, além da captação de recursos para fazer frente a esses eventos. E no simulado, o objetivo é que as pessoas tenham a noção exata do que fazer na hora do perigo”.

 O simulado será realizado no bairro Dom Giocondo, da área que vai da frente da Polícia Federal até a frente do Instituto São José. Moradores de 350 imóveis vão participar sendo retirados das casas pelas equipes de resgate por meio de nove rotas de fuga.

 Ruas interditadas – Para realizar o simulado de deslizamento, a Prefeitura de Rio Branco fará a interdição do trânsito próximo ao trecho onde será feita a simulação. A interdição será realizada pela Rbtrans e ficará a cargo do diretor de trânsito do órgão, Nélio Anastácio e será feita a partir das 19h de sexta, 30, até às 15h de sábado.

 A interdição será feita na Rua Floriano Peixoto, Centro, entre a Rua Rui Barbosa e a Travessa da Catedral. Parte da Avenida Brasil, que vai da Rua Franco Ribeiro até a Rua Floriano Peixoto, na esquina do Colégio São José, também ficará interditada para a realização do simulado.  (Ascom PMRB)