X

Tião Viana entrega ônibus escolares, tablets e óculos em Cruzeiro do Sul

 Dignidade no direito de ir e vir para a escola, na inclusão digital e no direito a enxergar bem. As palavras do secretário de Educação, Daniel Zen, traduzem a importância social da entrega de oito ônibus escolares – um adaptado para cadeirantes – 76 óculos de grau para estudantes e 272 tablets para professores em Cruzeiro do Sul, na manhã desta sexta-feira, 9. A entrega foi feita pelo governador Tião Viana e pelo vice-governador César Messias, acompanhado do senador Aníbal Diniz.

 Segundo o secretário de Educação, serão entregues 92 ônibus, distribuídos para 13 municípios que não foram contemplados através das prefeituras e do Governo Federal. O investimento foi de R$ 20,9 milhões. “Sabíamos das dificuldades dos transportes e da nossa necessidade em dar respostas a estes problemas. Esta é uma solução que encontramos, demorou um pouco, devido à burocracia, mas houve o empenho dos senadores, do governador Tião Viana e conseguimos esta vitória em parceria com a presidenta Dilma”, disse Daniel Zen.

 A diretora da Escola Estadual Dom Henrique Rute, Cristina Enes, ressaltou a importância da ação de governo. “Entendemos que as tecnologias estão aí e precisam ser usadas. Elas não são apenas elemento de diversão, mas um recurso a mais para que possam aprender com qualidade. Nossos estudantes vêm de muito longe, chegavam na escola cansados, enfrentam ônibus que atolavam, que quebravam, superlotados e isso acabava atrapalhando a vontade de aprender mas a partir de hoje este é um problema resolvido”, comemorou a educadora.

 Estímulo – O governador Tião Viana, que hoje é doutor em Doenças Tropicais e professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre, contou um pouco da sua história de estudante para estimular os alunos. Falou também do compromisso de fortalecer a educação e construir juntos um futuro.

 “O Acre está fazendo um esforço pela educação e temos que incentivar os alunos. Cada um tem que acreditar na sua capacidade e lutar pelos seus sonhos. Eu realizei os meus sonhos. No meu tempo de estudante não tinha televisão, computador ou internet. Não tinha nem bibliotecas nas escolas. Eu perdi 11 quilos em três meses, tamanho foi o esforço para me preparar para o vestibular. Passei e continuei vencendo os desafios. Eu não deixei de acreditar nos meus sonhos e construí meu futuro”, contou o governador.

Tablets – Em todo o Estado serão entregues 2.411 tablets, equipamentos eletrônicos em formato de prancheta, com tela touchscreen, que podem ser usados para acessar a internet. Os tablets vêm com aplicativos educacionais e muitos recursos que podem ser utilizados para planejar aulas ou usados como complemento de conteúdo didático.

 Os primeiros equipamentos foram entregues para os professores da rede estadual, lotados no ensino médio, em Cruzeiro do Sul. O investimento foi de R$ 857 mil. Todos os professores que estão em sala de aula no ensino médio receberão o equipamento.

 “Com o acesso aos tablets, os professores certamente poderão preparar conteúdos muito melhores, terão acesso a milhares de aulas que são compartilhadas e a um banco de dados nacional preparado para facilitar essa relação do professor com o aluno no universo digital. Esses equipamentos vão possibilitar que os professores estejam mais bem preparados”, observou o senador.

Entrega de óculos – Além dos tablets e dos ônibus, o governo também entregou 76 óculos para alunos contemplados pelo programa Saúde na Escola. Os estudantes passaram por consultas oftalmológicas e foi detectada a necessidade dos óculos. A deficiência na visão compromete o aprendizado e traz dificuldades para o aluno. O programa Saúde na Escola é desenvolvido desde 2009. Foram mais de 2,4 mil óculos entregues na região do Juruá. Isso reflete no aprendizado do aluno, que por dificuldade de enxergar não conseguia acompanhar as aulas. (Agência de Notícias do Acre)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: