2 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Ufac e bancários aderem o dia de luta e protesto

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
30/08/2013 - 20:45
Manda no zap!CompartilharTuitar

 Servidores e professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) aderiram a Semana Nacional de Paralisação, promovido pela Federação Nacional de Sindicatos dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação (Fasubra). Durante toda a amanhã desta sexta-feira, 30, a entrada da Ufac esteve bloqueada.

 De acordo com o diretor da Fasubra no Acre e representante da comissão de mobilização, Charles Brasil, desde o início da semana alguns órgãos do funcionalismo público federal, como Ibama, Incra e Polícia Federal também pararam suas atividades.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“E para encerrar essa semana de paralisações, todas as universidades federais do país estão sem aulas por 24 horas. Tanto os técnicos quanto docentes estão parados”, destacou.
Além da reivindicação nacional, que trata da reposição inflacionada, do adiantamento dos 10% do acordo firmado durante a greve em 2012, mais 10% do PIB para a educação, a categoria também reivindica pautas locais, como a flexibilização da jornada de trabalho.

“Queremos o cumprimento do decreto que traz a jornada de 30 horas semanais”, diz Charles. Com isso, a universidade permaneceria aberta, em pleno funcionamento durante os três turnos, manhã, tarde e  noite.

 Os servidores exigem também a abertura de um concurso público para a contratação de novos vigilantes. “Vamos renovar o quadro da vigilância, que desde a década de 90 não tem concurso público e nós precisamos melhorar a segurança universitária no campus”, conclui Brasil.

Bancários também protestam e pede arquivamento do PL 4330

 A sexta-feira começou com o Dia de Luta e Protesto na porta do Banco da Amazônia, agência Metro, localizada no bairro da Estação Experimental. Na pauta do protesto estava a PL 4330, projeto lei que legaliza a terceirização no país, com data para ser votado na primeira quinzena de setembro no Congresso Nacional. Os trabalhadores reivindicam ainda o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.

 O protesto desta sexta-feira faz parte da pauta da classe trabalhadora, convocada pela CUT e demais centrais sindicais. Nas demais unidades bancárias de Rio Branco, muitos trabalhadores adentraram as unidades usando roupa de cor preta, num protesto à postura da Fenaban, que ainda não apresentou uma proposta para acordo salarial 2013/2014, e ao PL 4330.

 A respeito da PL 4330, o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, explicou que a sociedade organizada não pode deixar que uma proposta patronal, como a PL 4330, seja aprovado na Câmara Federal. Batistela comentou ainda que o projeto Lei fragiliza os direito dos trabalhadores.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Campanha para atualizar caderneta de vacinação termina hoje

Próxima Notícia

Escola Maria Angélica tenta resgatar a cultura folclórica entre os alunos

Mais Notícias

Foto: Reprodução
4º destaque

Advogado alvo de operação da PF é nomeado para cargo jurídico em Câmara do interior do Acre

02/02/2026
Foto: Juan Vicent Diaz
3º destaque

Acre fica sob dois alertas de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h até quarta-feira

02/02/2026
Foto: Arquivo/prefeitura
Geral

Acima da cota de transbordo, enchente do Rio Juruá já afeta 6 mil pessoas em Cruzeiro do Sul

02/02/2026
Confira todas as atrações do Carnaval 2026. Foto: Ingrid Kelly/Secom
2º destaque

Carnaval de Rio Branco 2026 terá cinco dias de shows, concursos e desfiles; veja a programação completa

02/02/2026
Foto: Reprodução Assessoria
Destaques Cotidiano

Feira de adoção garante novos lares para pets e vacina quase 200 animais em Rio Branco

02/02/2026
Foto: Reprodução/Instagram
Destaques Cotidiano

Jéssica Ingrede anuncia retorno do reality acreano “A Colônia” e abre vaga para participante do público

02/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Escola Maria Angélica tenta resgatar a cultura folclórica entre os alunos

Senado aprova projeto de lei que torna tortura violência contra a mulher

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre