X

Perpétua Almeida destina emendas de R$ 1 milhão para a Secretaria de Produção Familiar

 A deputada federal, Perpétua Almeida (PCdoB) alocou mais de R$ 1 milhão em emendas individuais para o apoio do escoamento da produção e beneficiamento dos produtos da agricultura familiar, nos municípios de Assis Brasil, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá, Porto Acre, Capixaba. Também ficou garantida a construção de um galpão para a comunidade Yawanawá.

 Os recursos já estão empenhados para a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). A emenda da parlamentar é destinada  a aquisição de trilhadoras de cereais, beneficiadoras de arroz, caminhões, barcos e motores, kits de equipamentos para casas de farinhas, além de seladora com solda quente, para selar embalagens.

 Nos últimos 8 anos a agricultura familiar  vem se constituindo numa fonte de renda, com possibilidade de crescimento com o engajamento dos governos federal e estadual na implementação de infraestrutura para o desenvolvimento e consolidação das cadeias produtivas. Mas, para atingir o desenvolvimento esperado, com consolidação das cadeias produtivas é necessário viabilizar investimentos em infraestrutura para o beneficiamento, transporte e armazenagem da produção, melhoria das vias de acesso.

 Desse modo, será possível dinamizar o processo de agregação de valor a produção e consequente geração de renda para as famílias envolvidas nas cadeias produtivas prioritárias e nas ações que visam os procedimentos de segurança alimentar.

 O Acre possui uma área de 162 mil quilômetros quadrados sendo 11% desmatado, o que caracteriza a economia em bases florestais e agroflorestais. A população rural (34%) e representada por ribeirinhos, seringueiros, colonos e índios, de acordo com o Zoneamento Econômico Ecológico. As famílias rurais desenvolvem atividades baseadas na agricultura de corte e queima em pequena escala, para a implantação de pequenos roçados. Atividade complementada com a pratica da caça e pesca e extração de produtos da floresta.

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: