X

É ilusório

Com uma ação mais deliberada e coordenada entre as forças policiais, o último final de semana registrou menos ocorrências, mas o número de homicídios ainda preocupa.

Isso significa que as autoridades de Segurança devem insistir nessas ações, identificando as causas e concentrando suas ações preventivas e ostensivas nos focos de maior incidência para se antecipar e, na medida do possível, evitar esses crimes.

É ilusório, entretanto, pensar e apostar que apenas ações policiais terão o condão mágico de acabar com a violência ou a criminalidade. As causas são mais profundas e abrangentes e por isso mesmo demandam também a reflexão e o empenho da sociedade representada por suas diversas instituições e entidades.

Neste aspecto, a família, a escola, as igrejas e outras entidades têm um papel relevante a desempenhar enquanto responsáveis pela educação e a transmissão de valores.

Essas instituições não podem simplesmente fechar-se sobre si mesmas, ignorando o que acontece em seu redor ou na soleira de suas portas. Assim como o poder público precisa insistir em programas de geração de emprego e renda.

Ações policiais são necessárias, mas por si só não resolvem o problema da criminalidade, sem a conscientização e o empenho de toda a sociedade.


Categories: EDITORIAL
A Gazeta do Acre: