Pode ter sido um final de semana atípico, mas a ocorrência de cinco, seis homicídios no último final de semana na Capital deve sim alertar as autoridades de Segurança Pública que é preciso, primeiro, analisar a situação e depois tomar medidas para tentar evitar que esta situação se repita.
Foram crimes bárbaros, como o cometido contra uma família que estava à mesa orando antes da refeição, outro por puro preconceito racial e outros latrocínios, que causam desassossego e insegurança na sociedade.
Evidentemente que não se pode exigir que as forças policiais estejam presentes em cada ato desses, mas, com certeza, muitas dessas barbaridades poderiam ser evitadas com um policiamento mais ostensivo e com um tratamento mais rigoroso contra esses marginais que infestam os bairros, marcando seus “territórios” com “bocadas” de drogas e outros crimes.
Uma ação mais deliberada e firme contra o uso de armas também poderia contribuir para prevenir e diminuir esses índices de criminalidade. Chega a impressionar a facilidade com que esses bandidos têm acesso a todo tipo de armamento.
Não só as forças de segurança, mas a sociedade também precisa refletir sobre esses índices, porque tem também sua parcela de responsabilidade.