A renovação da frota de ônibus, exigida pelo prefeito Marcus Alexandre desde o início de sua administração aos empresários do setor, está em pleno andamento. Nesta segunda-feira, a empresa Floresta, apresentou os dez novos ônibus que vão atender linhas com maior fluxo de passageiros. Desde o início do ano, dezoito novos ônibus já entraram em funcionamento em Rio Branco e dois veículos alongados, também devem chegar nos próximos dias a Capital. O objetivo do prefeito Marcus Alexandre, é que até o próximo ano, entrem em funcionamento dezenove ônibus, que vão garantir que cem por cento da frota tenha até cinco anos de uso, idade que já chegou até oito anos. “A população precisa ter ônibus novos e que cumpram os horários e o nosso objetivo é que o transporte público tenha cada vez mais qualidade”, explicou Marcus Alexandre.
Atualmente Rio Branco tem 170 ônibus distribuídos em 44 linhas. De acordo com o presidente da empresa Floresta, Marcelo Cavalcante, os dez novos ônibus vão atender linhas com grande demanda como Tucumã, Tancredo Neves, Adalberto Sena, Alto Alegre, Liberdade e Apolônio Sales. Relata ainda que os ônibus são maiores e têm capacidade para transportar 83 passageiros sentados e em pé.
Conforto e Modernidade – Proporcionar conforto para os usuários e para os trabalhadores dos transportes coletivos é a meta buscada pelo prefeito Marcus Alexandre. A vendedora Dalila Souza, ficou feliz ao passar na frente da prefeitura e ver os dez novos ônibus. Um deles vai reforçar a linha do ônibus que ela pega a do Apolônio Sales. “Dá gosto entrar em um ônibus novo e a gente não fica com medo de acontecer algum acidente”.
Os trabalhadores dos transportes coletivos também são beneficiados. Dirigindo ônibus em Rio Branco, o motorista Gilson Ferreira, não escondia o contentamento ao ver o ônibus que vai guiar a partir de agora. Ele destaca a câmera de segurança, o GPS, o ventilador, o câmbio eletrônico, direção hidráulica e o assento ergonômico.
Acessibilidade – Outra exigência do prefeito, que vem sendo atendida pelas empresas, é com relação à acessibilidade dos ônibus, que incluem, além dos itens como rampa elevatória para os cadeirantes, banco para obesos, grávidas e botão de parada em braile. O superintendente da Rbtrans, Ricardo Torres, explica que faltam apenas 15 ônibus da frota atual operante, com todos os itens de acessibilidade. (Assessoria PMRB)