O bairro Taquari, mais afetado pelas águas do Rio Acre em períodos de enchente, passa por uma transformação urbanística com as obras do programa Ruas do Povo. Para garantir que a execução dos serviços transcorra dentro do cronograma, nesta sexta-feira, 20, o governador Tião Viana, acompanhado pelo diretor-presidente do Departamento de Pavimentação e Saneamento do Estado (Depasa), Felismar Mesquita, vistoriou as obras do local.
As mudanças com a chegada da infraestrutura básica elevam a esperança de moradores como Sebastião Severiano, que há 28 construiu as duas primeiras casas do Beco da Amizade, localizado transversalmente à Rua Aparecida do Norte.
“Quando cheguei aqui isso era só mato. As primeiras casas eram a minha e de outro homem e foram construídas por nós. Já enfrentei muitas alagações por aqui, mas eu sempre acreditei que um dia as coisas iam mudar. Aos poucos chegou a energia elétrica, a água e agora temos a rua. Isso melhora muito para gente”, disse Sebastião Severiano.
Tião Viana explica que pelo fato do local ser inundado pelas águas do rio quando há enchentes o trabalho de pavimentação executado pelo governo do Estado foi diferenciado na região.
“Sabemos que há alagação, mas há adaptações e em primeiro está dignidade dessas famílias. Estamos concluindo mais de 30 ruas. Chegamos a um local onde 90% dos moradores não acreditavam que o programa ia chegar, mas conseguimos. Foram muitos e muitos anos de sensação de abandono dessa comunidade. Porém hoje há tijolo, drenagem, água e tudo feito com qualidade”, ressaltou o governador.
Felismar Mesquita explicou que estão sendo feitas 36 ruas no bairro Taquari, entre elas a Rua Aparecida do Norte e o Beco da Amizade, vistoriados nesta tarde pelo governador Tião Viana. “Essa é mais uma etapa desse trabalho que leva inclusão social às comunidades sendo realizada em Rio Branco”, concluiu o diretor-presidente do Depasa. (Nayanne Santana / Agência Acre)