X

Greve dos bancários completa 8 dias e causa transtorno para a população

A greve dos bancários, que completou 8 dias nesta quinta-feira, 26, está deixando muita gente irritada com a demora no atendimento. É prejuízo para quem precisa efetuar saques na boca do caixa, como os beneficiários do programa Bolsa Família. Nenhuma proposta foi anunciada pela Federação Nacional dos Bancos.

Os representantes do Sindicato dos Bancários no Acre dizem que a paralisação é a única forma de protesto para os funcionários receberem seus direitos. Sem proposta, milhares de bancários continuam de braços cruzados, numa greve que já atingiu mais de 10 mil unidades em todo país, sendo 35 delas no território acreano.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, pede apoio à sociedade na luta dos bancários por melhores salários e condições de trabalho, assim como a ampliação do número de unidades e postos de trabalho.

A categoria quer 5% de ganho real. Só que os bancos ofereceram apenas a reposição da inflação, com reajuste de 6,1%. A categoria também exige reajuste no piso de R$ 2.800,00, além de melhores condições de trabalho, mais segurança e contratação de mais funcionários.

Apenas 30% da categoria está atendendo nas agências bancárias. “Só voltaremos à mesa de negociação se eles trouxerem uma proposta que atenda a categoria. Se não houver, continuará a greve por tempo indeterminado”, explica Edmar Batistela.

Das agências bancárias de Cruzeiro do Sul, 3 já aderiram ao movimento. Apenas o Bradesco ainda continua com os trabalhos.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: