X

Massagem Ayurveda: técnica ajuda a combater doenças

 Muitos nunca ouviram falar da massagem Ayurveda, o sistema de cura mais antigo do mundo, oriundo da Índia. Porém, acrescentar esta técnica à rotina pode aumentar a qualidade de vida. O nome estranho quer dizer ‘ciência da longevidade’ e se baseia na manutenção da saúde, caracterizada pelo bem-estar emocional, físico e social.

 Além de se utilizar de alimentação adequada, fitoterapia, ioga e outras técnicas, a massagem é uma das principais técnicas utilizadas pelos médicos e terapeutas ayurvédicos, por ser de baixo custo e de fácil aplicação. A Ayurveda é considerada a mais completa técnica natural para restabelecer o equilíbrio físico e psíquico.

 Essa é uma relaxante técnica que estimula os músculos e a circulação, liberando as toxinas presas. Através de toques profundos com as mãos, cotovelos e pés, a massagem ayurvédica propicia um realinhamento postural, alívio de tensões no corpo físico, fortalece o sistema imunológico, e tem efeitos anti-estresse e antidepressivos.

 Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a massagem ayurvédica é indicada para o tratamento de quase todas as doenças, como: dependência química, alergias, estresse, estafa, fadiga, depressão, fibromialgia, bloqueios emocionais, problemas musculares e de coluna. No entanto, é importante destacar que na Ayurveda não se trata a enfermidade, mas sim o indivíduo.

 De acordo com a terapeuta naturista, Soraya Lobato, uma boa alimentação respeita a temperatura do ambiente. “Quando o tempo está frio, o indicado é que a pessoa coma algo quente. Da mesma forma, se o dia estiver abafado, o ideal é ingerir algo que refresque. Além de degustar alimentos sem aditivos químicos e sem conservantes. Lembrando que quanto mais próximo da natureza for a comida, melhor para a saúde”.

 Soraya acusa a vida contemporânea por causar muitos dos males na sociedade. “Têm pessoas que dormem pouco e dormem trabalhando. Não têm tempo de fazer as suas refeições e vivem correndo. A Ayurveda combate este comportamento por acreditar que isso causa estresse, que desencadeia a síndrome do pânico ou mesmo a depressão, que é a doença da atualidade”.

 Ainda de acordo com a terapeuta, ignorar os limites do corpo torna mais fácil o surgimento de uma doença. Saber quando parar, até em que momento do dia se deve trabalhar, quando comer e a hora certa para dormir são essenciais para evitar qualquer dano à saúde.

 Em 2004, Soraya Lobato passou por uma especialização da prática da massagem. Ela acredita que apenas 2 pessoas realizam essa técnica no mercado, em Rio Branco. “Antes já me interessava por terapias alternativas. Quando conheci a Ayurveda, me apaixonei por sua completude. Ela é simples e para todo mundo. Grávidas, crianças, adultos e idosos estão convidados a experimentar desta técnica”.

 A terapeuta afirma que o certo seria toda pessoa viver com saúde até os 100 anos. Envelhecer não significa incapacidade. “Você tem a infância, a fase adulta e a idosa. A qualidade da velhice depende de como você cuidou da saúde na juventude”, esclarece.

 Quem executa a massagem Ayurveda também se beneficia, como é o caso da Soraya. Na hora do cliente se alongar, respirar e relaxar, a terapeuta acaba, consequentemente, acompanhando esses ritmos. “A massagem vai ser sempre uma troca gratificante. A técnica também faz você descobrir prazer em determinados pontos do corpo, antes desconhecido. Às vezes, até um ponto bloqueado ou dolorido é descoberto. Acaba que se descobre o corpo por inteiro”.

 Segundo Soraya, a prática ainda é pouco recorrida no Acre. Ainda assim, a terapeuta faz questão de difundir o trabalho, que acredita ser um dos meios para uma vida longa.

 “Os interessados em conhecer a Ayurveda podem agendar uma sessão comigo, por meio do telefone celular (68) 8119-7588”, convida Soraya Lobato.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: