X

Socioeducandos cultivam horta com técnicas ambientais

 Para dar continuidade ao Projeto Verde, além da Uninorte, o Instituto Socioeducativo (ISE) também fechou parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac). Nesta quarta-feira, o biólogo André Almeida palestrou sobre técnicas para melhorar o aproveitamento da horta aos universitários e alunos do Ifac, no Centro de Apoio à Semiliberdade, ao Egresso e à Família (Casef).

 No primeiro semestre de 2013, acadêmicos da Uninorte iniciaram o Projeto Verde com os adolescentes em medida socioeducativa de semiliberdade. Eles aproveitaram o espaço da unidade socioeducativa para praticar a agricultura.

 O objetivo é repassar os conhecimentos adquiridos com o biólogo para os socioeducandos. A permacultura, que é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis, foi avaliada como objeto de pesquisa e deverá ser usada para humanizar os espaços do Casef.

 A princípio, os adolescentes não se empenharam muito na construção da horta tradicional, que possui um formado retangular. No entanto, a partir do momento em que os instrutores implantaram a permacultura, surgiu um interesse instantâneo, revela o biólogo André Almeida. “No Casef estamos trabalhando a horta no formato de pizza. É um trabalho ousado e diferente, que além de embelezar o local, cultiva verduras usadas na alimentação dos jovens em medidas socioeducativas”.

 De acordo com o assistente social Antônio Azevedo, essa prática também convida os adolescentes a uma reeducação alimentar. “Quando o produto está bom para colheita, os meninos retiram e levam para as suas famílias. É algo saudável e que serve de terapia”, explica.

 Segundo o presidente do ISE, Henrique Corinto, essa parceria é  um complemento ao trabalho já realizado dentro da unidade. “Todo conhecimento na área da Biologia que for adquirido irá acrescentar na vida desses jovens lá fora. Esperamos que esse seja o primeiro de muitos projetos realizados nas unidades socioeducativas. Todos são convidados a fazer parceria”, declara.

 Projeto Verde – Acadêmicos do último período do curso de Biologia, da Uninorte, elaboraram um plano para ser desenvolvido dentro do Casef, em abril deste ano.

 O Projeto Verde é dividido em duas etapas: primeiro a teórica, por meio de palestras sobre saúde coletiva, dengue e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). O objetivo é fazer a prevenção dentro da unidade socioeducativa.

 Na segunda etapa, os socioeducandos podem desenvolver o pomar, a horta e o jardim, utilizando conhecimentos adquiridos com a equipe.

 De acordo com o universitário Luiz Marinho, ao término do projeto com a primeira turma de acadêmicos, outros darão continuidade ao trabalho, com a manutenção e apresentação de novas palestras. (Brenna Amâncio / Assessoria ISE)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: