O deputado Eduardo Farias (PCdoB) ressaltou a visita que a Comissão de Saúde da Aleac fez na última semana, em Cruzeiro do Sul. O parlamentar disse que as instalações das unidades de Saúde, tanto municipal quanto estadual, do ponto de vista técnico, se encontram em condições favoráveis para o seu funcionamento.
A Comissão de Saúde encaminhará um relatório da visita dos parlamentares aos centros e unidades de Saúde de Cruzeiro do Sul para as autoridades ligadas ao setor. Ele apontou que o principal erro pode estar na parte de pessoal.
“Provavelmente, e não é conclusivo, mas acredito que tenhamos um problema de recursos humanos. Temos problemas de recursos humanos de diversas naturezas. Mas as condições das instalações do ponto de vista técnico têm condições de fazer uma boa saúde”, completou o parlamentar.
Farias relatou o esforço do Governo do Estado em manter os quadros clínicos de profissionais médicos, mas ressaltou o ‘desinteresse’ de alguns em não trabalhar no interior.
“Não temos número suficientes de ginecologistas, mesmo pagando-se muito bem. O governo abre edital e não há uma procura. Então, isso foge a questão de governabilidade”.
Por sua vez, o deputado Wherles Rocha (PSDB) disse, em seu discurso, que a Saúde do Acre passa por problemas sérios. Ele citou exemplos de uma ambulância do Samu, em Tarauacá, que estava sem combustível e por tal motivo deixou de atender pacientes naquela cidade.
O parlamentar comunista voltou a falar e salientou que a visita a Cruzeiro do Sul não pode ser transformada em palanque político. “Não estou na Assembleia fazendo show de pirotecnia. Não vou baixar o nível do discurso, nem entrar na política. O que propomos faremos, ou seja, o relatório”, finalizou Eduardo Farias.