4 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

4 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

MP/AC recomenda Mano Rufino a demitir parentes da Prefeitura de Sena Madureira

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
18/09/2013 - 19:33
Manda no zap!CompartilharTuitar

mrufino 
A promotora de Justiça, Vanessa de Macedo Muniz, da Comarca de Sena Madureira, recomendou que o prefeito Mano Rufino (PR) demita servidores ligados diretamente a ele por grau de parentesco, ou seja, ‘nepotismo’.

 De acordo com Vanessa Muniz, a prática fere os princípios constitucionais da moralidade, impessoalidade e da isonomia. Todos são balizadores da administração pública.
A Recomendação nº 7, publicada no Diário Oficial do Estado de ontem, 18, rege que Mano Rufino deve desligar ocupantes de cargos comissionados ou funções gratificadas àqueles conjugues, companheiros ou ainda os que, de algum modo, tenham um grau de parentesco, no caso até o de 3º grau.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 A prefeitura tem até 10 dias, após ser comunicada da Recomendação, para enviar à promotoria cópias das exonerações e rescisões contratuais, caso existam. Se a prefeitura não atender a recomendação, o Ministério Público Estadual poderá ajuizar uma Ação Civil Pública. (Com informações da Agência MP/AC).

Outra recomendação, sobre uso de veículos oficiais em Sena 

 O MP/AC, por meio da Promotora de Justiça Vanessa de Macedo Muniz, também emitiu Recomendação, de nº 006/2013 para que o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, adote providências no sentido de impedir o uso indevido dos veículos oficiais, proibindo o uso particular destes por agentes ou servidores.

 De acordo com a Promotora, o uso da frota de veículos oficiais deve ser restrito ao interesse do ente público, e o desvio dessa finalidade para uso particular caracteriza ato de improbidade administrativa.

 A Prefeitura também deverá adotar as medidas necessárias a fim de regulamentar o uso e guarda desses veículos, que deverão ser devidamente identificados por adesivos. Além disso, o gestor deverá garantir a abstenção de utilização dos veículos oficiais em atividades que não estejam diretamente relacionadas com o interesse público, especialmente nos finais de semana, feriados e fora do horário de funcionamento das repartições públicas.

 Ainda segundo a Recomendação, o município deverá providenciar o recolhimento dos veículos nos pátios de seus respectivos órgãos públicos ou na garagem municipal, evitando-se o pernoite ou a guarda na residência particular do servidor ou agentepúblico.

 O prazo para fazer as adequações é de 30 dias, a partir do recebimento da Recomendação. O MPAC vai fazer a fiscalização, juntamente com a Polícia Militar e Polícia Civil, no sentido de garantir que as orientações sejam atendidas. Caso haja recusa, poderá ser ajuizada uma ação civil pública por improbidade administrativa. (Agência de Notícias MP/AC)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

“Não estou na Assembleia fazendo show de pirotecnia”, afirma Eduardo Farias

Próxima Notícia

“Acho que o Vagner Sales renunciaria para apoiar o Márcio Bittar”, diz presidente da Câmara de Cruzeiro

Mais Notícias

Foto: Cedida
6º destaque

Alan Rick fará ato de filiação ao Republicanos neste sábado no Sesc Bosque

03/11/2025
Foto: Divulgação
5º destaque

Prefeitos do Acre se reúnem com bancada federal no Congresso e apresentam propostas para aplicação de emendas

03/11/2025
Foto: Leandro Chaves
POLÍTICA

Vereadores avaliam adiar recesso de fim de ano na Câmara de Rio Branco

03/11/2025
Foto: Arquivo
POLÍTICA

Prefeito de Bujari é multado por descumprimento de norma sobre cadastro de contratos

03/11/2025
Foto: Reprodução
POLÍTICA

Pré-candidato a senador, Velloso diz não ter medo de Jorge Viana, Petecão, Bittar e Mara Rocha

02/11/2025
Foto: Secom/Arquivo
POLÍTICA

‘Não tenho dúvida de que estaremos no mesmo palanque’, diz Gladson sobre Bittar

01/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

“Acho que o Vagner Sales renunciaria para apoiar o Márcio Bittar”, diz presidente da Câmara de Cruzeiro

Telexfree: Deputado evangélico defende a regulamentação do marketing multinível

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre