Com uma ação mais coordenada e firme das várias polícias, o número de ocorrências do último final de semana já decresceu bastante, de modo particular, os assaltos a mão armada e homicídios.
Isso só vem a confirmar a assertiva que, quando a polícia sai às ruas para prevenir e combater a criminalidade com ações mais planejadas, os resultados sempre são positivos e a sociedade se sente mais segura.
Está mais do que provado que as principais causas ou focos da violência e criminalidade são o tráfico e consumo de drogas nas chamadas “bocadas”, as bebedeiras em botecos sem hora para abrir ou fechar, a facilidade de se obter armas.
Atacar essas causas ou focos com ações preventivas e mesmo ostensivas, com inteligência e planejamento, mas também com o rigor da lei, sobretudo, nos finais de semana e feriados, deve ser uma ação permanente das várias polícias.
Lembrando sempre, porém, que a sociedade também tem sua parcela de responsabilidade, colaborando para identificar e denunciar a existência desses focos que estão nos seus bairros, nas soleiras de suas casas.