Com o final de semana chegando, a preocupação é a de que aumentem os índices de violência e criminalidade, uma questão que precisa não somente ser enfrentada pelas forças policiais, mas por toda a sociedade.
Na verdade, trata-se de uma contradição, considerando que os sábados, domingos e feriados deveriam ser dias de congraçamento, em alguns casos, de festividades, mas, sobretudo, dias de repouso ou mesmo de religiosidade para aqueles que se reúnem em igrejas.
Infelizmente ou, desgraçadamente, o que se constata é que justamente nesses dias aumentam os casos de violência e criminalidade tendo como causas imediatas o excesso de bebida, o consumo de drogas, o excesso de velocidade no trânsito e como pano de fundo uma sociedade desigual, consumista, sem valores.
Evidentemente que as forças de segurança precisam redobrar suas ações, mas a sociedade, em suas diversas instituições, como a família, a escola, as igrejas e outras, tem sua parcela de responsabilidade enquanto formadoras e educadoras.
Já se disse e vale repetir que um estado policialesco por si só não resolve a grave questão da criminalidade. As instituições precisam assumir suas responsabilidades.