Pular para o conteúdo

MEMÓRIAS DO ESPORTE 09/10/2013

Quando, onde e em que posição jogou Wanderley Luxemburgo
Wanderley Luxemburgo (que quando jogava, era conhecido apenas como Wanderley), começou no Flamengo em 1972. Como reserva de Rodrigues Neto e, depois, de Júnior na leteral-esquerda, foi campeão carioca em 1972 e 1974. Defendeu também o Internacional de Porto Alegre por empréstimo, em 1978, e o Botafogo, onde encerrou a carreira por causa de uma contusão no joelho, em 1980. Seu primeiro trabalho como técnico foi em 1983, no Campo Grande do Rio de Janeiro.

Foi por um triz
Em 1996, após a partida Espoli 1 x Corinthians 2, pela Libertadores, os jogadores do Timão tomaram um tremendo susto. O avião que os traria de volta ao Brasil não conseguiu subir. Como a pista era curta, o aparelho ultrapassou os limites do aeroporto e caiu num barranco. Houve um princípio de incêndio, mas todos conseguiram se salvar sem ferimentos.

Curiosidade
A sigla Espoli significa Es-cuela Superior de Polícia de Ecuador. O clube que enfrentou o Corinthians nas Oitavas-de-final da Libertadores de 1996, tinha contribuições voluntárias mensais de 2.000 policiais.

Bandeirinha  e cabeleireiro
Em 1973, antes de um jogo em Curitiba, o bandeirinha Célio Silva ficou todo sem jeito ao ser flagrado passando Iaquê no juiz Dulcidio Wanderley Boschillia. “Tem que usar” , tentou justificar o bandeira. “Se não os cabelos longos dele atrapalham a visão…”

Casos de avião
Assustado como todos os passageiros com a exagerada turbulência do avião em que viajava, o ponta-esquerda Éder, que jogou no Atlético Mineiro na década de 80, bateu suavemente no ombro de uma freira: “ Por favor, irmã, me bota nessa reza que eu também estou morrendo de medo”.

*E-mail: [email protected]