As consequentes quedas de energia elétrica, principalmente durante a tarde desta quinta-feira, 17, causaram transtornos aos acreanos. De acordo com o gerente da regional da Eletronorte no Acre, engenheiro José Luiz Loureiro Neves, o motivo da instabilidade foi uma descarga elétrica em uma das linhas de transmissão da energia, na região do Abunã.
Em algumas áreas, a energia caiu por 7 vezes em menos de 20 minutos. Com intervalos de menos de 1 minuto. “Quando detectamos o problema, chovia muito na região. Mas o segundo linhão conseguiu segurar o sistema. Conseguimos resolver a situação em pouco tempo”, confirmou o gerente.
Sem energia, os semáforos pararam, dificultando o trânsito em algumas regiões da cidade. Vários internautas, prejudicados de alguma forma devido às quedas, desabafaram nas redes sociais. Num dos depoimentos, eles citaram prejuízos, tal como a queima de aparelhos domésticos.
Procon orienta sobre os danos
O Procon orienta os consumidores quanto às providências que devem ser tomadas, tanto para evitar a perda de equipamentos e prejuízos maiores, quanto para receber o ressarcimento dos danos causados. O consumidor deve ficar atento e tirar todos os equipamentos da tomada caso haja queda de energia, pois quando a força é restabelecida a instabilidade na rede é a maior causa de danos.
Em caso de danos, o Procon orienta os consumidores que procurem a Eletronorte Regional Acre em até 90 dias. A concessionária tem 10 dias corridos para fazer a inspeção e mais 15 dias para analisar e tomar posicionamento para, logo após, tomar as providências para resolver o problema ou declarar por escrito a negativa de responsabilidade.
O dano deve ser reparado em até 20 dias após o posicionamento da Eletronorte e o consumidor ressarcido. Mas, se o produto for uma geladeira, ou qualquer item de conservação de alimentos perecíveis ou de medicamentos, o prazo de vistoria diminui para apenas 1 dia útil.
Se o cidadão não conseguir resolver seu problema junto à empresa, não pode ser prejudicado e deve anotar todos os protocolos de atendimento, com datas e horas e guardar todos os documentos relativos aos procedimentos na Eletronorte.
De posse destes documentos, da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e Nota Fiscal do aparelho, o consumidor pode efetivar a reclamação no Atendimento ao Consumidor na OCA.