A véspera do início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a orientação é que os candidatos aproveitem para relaxar, arejar a cabeça. Nada de acordar de madrugar para estudar ou ler a caminho da prova. É preciso dosar os estudos para não chegar estressado na hora da prova, por isso relaxar é fundamental.
Nada de ir para a balada ou exagerar no consumo de bebida alcoólica. A dica é fazer atividades na academia, fazer passeios ao ar livre ou curtir um cinema.
“Nessa sexta-feira o candidato tem que ser para descansar, relaxar, não estudar, porque a tendência de você estudar em cima da hora da prova é embolar os conteúdos, ficar com medo e achar que sabe menos do que sabe de verdade. Cria uma ansiedade que vai te prejudicar na prova no dia seguinte”, explica o professor João Almeida.
O professor Paulo Eduardo dos Santos ressalta que o apoio da família é fundamental. Pela experiência em sala de aula, ele relata que os pais e irmãos podem ser fonte de pressão ou trazer tranquilidade.
“A família, neste momento, tem que ajudar muito. Evitar jogar sobre o vestibulando uma grande pressão. Às vezes, a família, na intenção de ajudar, acaba gerando uma cobrança sobre o estudante que não é positiva porque ele tem que lutar para passar e tem a expectativa de não decepcionar todo mundo”, destacou.
Também vale a pena caprichar na alimentação. Nada de comer bobagens! Legumes, frutas e verduras, além de carnes magras ajudam a manter uma boa digestão e não ficar com aquela sensação de estômago pesado.