24 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

24 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal, beneficia entidades de Rio Branco

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
26/10/2013 - 16:11
Manda no zap!CompartilharTuitar

programa aquisição de alimentos1O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, está elevando a qualidade da alimentação nas entidades de Rio Branco. Por meio da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), os produtos são entregues semanalmente na Central de Abastecimentos de Comercialização de Hortigranjeiros (Ceasa) e destinados às mais de 50 instituições participantes.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Segundo o coordenador estadual do programa, Carlos Antônio Pinheiro, o Acre é o único Estado do Brasil em que o PAA segue funcionando. Uma escolha minuciosa é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), para definir detalhes como o destino e a quantidade de tudo o que é entregue pelos produtores.

Neste ano, em média 500 produtores são beneficiados pela venda do que cultivam nas suas propriedades, apenas em Rio Branco. A Seaprof é responsável pelo cadastramento e a definição do que será comercializado. Todas as terças-feiras, dez caminhões fazem o transporte da produção até a Central de Abastecimento.

De acordo com informações do secretário de Produção, Lourival Marques, o PAA passou por reformulações. “Até o ano passado, o Ministério do Desenvolvimento Social entregava o dinheiro para o Estado para que ele repassasse ao produtor, agora o próprio Governo Federal faz o repasse direto na conta dele. O produtor tem inclusive o seu próprio cartão para fazer o saque com segurança”, explica.

Outra novidade diz respeito à alteração no valor máximo oferecido ao produtor, que passou para R$ 5.500 – um aumento de mil reais, se comparado ao ano passado. O programa traz benefícios para a população em três esferas. “As maiores vantagens que podemos considerar é que o produtor vende seus produtos a preço de mercado sem perder nada, as escolas e entidades consomem um produto de qualidade e, na zona rural, os filhos comem da própria produção dos pais, o que fortalece a agricultura familiar”, acrescentou o secretário.

Maria Paulino da Silva é presidente da Associação de Agricultores e Moradores do Liberdade, no quilômetro 9 do ramal Belo Jardim, situado no quilômetro 7 da BR-364. Mesmo em uma pequena área de oito hectares, sua produção é diversificada. Abacate, banana, batata, mandioca, buriti e açaí são apenas alguns dos produtos que ela cultiva. Satisfeita com os frutos de seu trabalho, dona Maria conta o que mudou desde que entrou no programa. “O PAA é muito importante na vida da gente, é muito bom poder contar com um dinheiro que é certo de receber, antes o produtor não tinha uma tv ou uma geladeira em casa e hoje em dia todo mundo tem uma casa boa com tudo dentro”, ressalta.

Na Capital, casas de passagem, comunidades terapêuticas, associações, creches, centros de recuperação, abrigos e outras instituições recebem a ajuda do PAA como forma complementar a alimentação. No bairro Conquista, as merendeiras da Paróquia Divino Espírito Santo cuidam do preparo do lanche das crianças das cinco escolinhas mantidas pela igreja. O programa garante aos pequenos um cardápio rico em frutas, legumes e verduras para o maior rendimento escolar, como é o caso das crianças da Paróquia Menino Jesus, no bairro Nova Estação.

Entre outras atividades, todos os sábados, uma sopa é servida em bairros de comunidades carentes. O responsável por buscar os mantimentos todas as semanas na Ceasa é João Nascimento, que conta o principal motivo que o leva a ser voluntário há vários anos na instituição. “Se todas as pessoas tivessem a consciência de ajudar um pouco a quem precisa, a história de muitas famílias com necessidades seria diferente”, diz. (Rayele Barbosa/Foto: Assessoria)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Adolescentes são integrados à Guarda-Mirim no 5º Batalhão da Polícia Militar do Acre

Próxima Notícia

Incêndio criminoso na madrugada destrói carros e motocicletas

Mais Notícias

Foto: Secom
Destaques Cotidiano

Samu faz simulação de acidente com múltiplas vítimas em Cruzeiro do Sul; veja fotos

23/08/2025
Foto: Secom
Destaques Cotidiano

Prefeitura reforça importância da vacinação contra sarampo e alerta para esquema vacinal completo

23/08/2025
Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Destaques Cotidiano

Saúde Itinerante Especializado em Neuropediatria atende crianças na Vila do Incra, em Porto Acre

23/08/2025
Foto: Diego Gurgel/Secom
1º destaque

Governo anuncia pagamento dos servidores para os dias 26 e 28 de agosto

23/08/2025
Foto: Arquivo Pessoal
6º destaque

Clube do Livro em Rio Branco completa quase uma década unindo leitura, amizade e troca de experiências

23/08/2025
Carro capota após colisão com poste no Parque da Maternidade em Rio Branco
2º destaque

Carro capota após colisão com poste no Parque da Maternidade em Rio Branco

23/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Incêndio criminoso na madrugada destrói carros e motocicletas

Polícia Civil prende acusado de planejar assalto com sequestro durante almoço

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre