Os candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podem ficar mais tranquilos, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) montou uma estratégia de reforço no transporte coletivo neste final de semana. Mais de 58,3 candidatos acreanos foram inscritos no certame.
A frota contará com 120 ônibus operando durante todo o dia para garantir o acesso dos estudantes aos locais de prova, com aumento de pelo menos 30% da frota nos horários de pico.
As linhas UFAC e UFAC/Rodoviária também irão operar no domingo. Se necessário, o sistema deslocará ônibus de uma linha a outra para garantir a mobilidade dos estudantes.
Devido o aumento no número de candidatos inscritos no Exame a quantidade de escolas utilizadas para aplicação das provas mudou de 80 em 2012 para 88 este ano.
Os interessados em ingressar em algum dos cursos superiores oferecidos pela Universidade Federal do Acre deve obrigatoriamente fazer o Enem, assim como outras instituições federais, a Ufac adotou o exame como único critério para selecionar seus alunos.
SEE garante transporte a candidatos em municípios de difícil acesso
Candidatos que residem em municípios de difícil acesso e estão inscritos no Enem 2013, terão o apoio da Secretaria Estadual de Educação (SEE/AC), para o deslocamento até o local de aplicação das provas. Segundo dados, 96 candidatos, sendo 74 de Jordão farão as provas em Tarauacá e 22 de Santa Rosa do Purus farão as provas em Rio Branco e Sena Madureira. O transporte será feito em um avião fretado.
A iniciativa de auxiliar no transporte dos inscritos para Enem, acontece desde 2009 e até 2012 esta ação era realizada utilizando como meio de transporte o barco. Atendendo reivindicações dos pais dos alunos, preocupados com a segurança dos estudantes. O investimento no transporte aéreo equivale a R$ 100 mil.
Segurança garantida
Para garantir a paz e tranquilidade aos candidatos que fazem o Enem neste final de semana, o comando da Polícia Militar confirma que cerca de 50 policiais vão trabalhar na segurança das escolas onde as provas serão aplicadas. A PM vai atuar, também, na escolta dos organizadores que vão levar as provas do quartel do Exército (4º BIS) até as escolas.
A Polícia Militar já fez esse trabalho com as provas que vão para o interior do Estado. Nesse sábado e domingo a operação Enem começa às 4h, quando as provas serão levadas às escolas, em seguida, começa o trabalho de segurança nesses locais.
A Polícia Federal não vai ficar nas ruas, uma equipe de plantão vai atender os casos que forem levados até a sede, através da PM.