O deputado Eduardo Farias (PC do B) apresentou uma Indicação Parlamentar, por meio da Mesa Diretora, ao governador Tião Viana para que ele viabilize um estudo sobre a construção de eclusas no Rio Acre. Ele disse que uma barragem no manancial poderá colocar fim às enchentes e à escassez de água no ‘verão amazônico’.
“Farei uma indicação para que o Estado indique a viabilização de um estudo para a construção de barragens no Rio Acre. Isso é um estudo, que fique claro. Conversamos com alguns especialistas e constatamos que os impactos são mínimos. Isso não quer dizer que resolveremos todos os problemas”, ressalta Farias.
O parlamentar justifica que todos os anos o ciclo natural de enchentes e secas do rio causam prejuízos ao Estado. Citou que nos últimos 10 anos foram gastos mais de R$ 1 bilhão apenas com as enchentes. Segundo ele, as barragens poderiam cortar este ciclo e evitar tal despesa, que é paliativa.
“Nos últimos 10 anos gastamos mais de R$ 1 bilhão com os fenômenos do Rio Acre. Dizer que isso [barragens] é uma medida muito cara é não sabe o que é sair todo ano da sua casa por conta da alagação”, frisa o parlamentar comunista.
Eduardo Farias sugeriu que a Agência Nacional de Águas (ANA) viabilize o estudo juntamente com técnicos do Estado. (Foto: J. Simão)