23 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

23 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Imortalidade da alma: sucinta reflexão no Dia de Finados!

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
02/11/2013 - 18:15
Manda no zap!CompartilharTuitar

Hoje, dia de finados, nos cemitérios espalhados pelo mundo afora, epitáfios e grandes monumentos funerários conservam viva a memória dos mortos, proclamando à posteridade os seus feitos, tornando assim tolerável à morte. A atitude de homenagear os mortos pode ser vista como uma das realizações mais excelente da vida, algo em alta estima e consideração, e garante que o nome daquele que morreu será honrado, pelo menos num dia do ano, por aqueles que continuam vivos.

E, quanto à alma destes mortos? Será mesmo verdade que a alma “espiritual” transcende a vida do corpo depois da morte? Sendo assim, onde estará a alma de cada um que  já passou por esta existência terrena? Sim, por onde andam as almas dos mortos? Afinal, a alma é mesmo imortal? Bem, no que cocerne a esta última interrogação, existem crenças, antigas e novas, no fado ou destino das nossas almas.

De modo geral, à luz do pensamento moderno, se atribui ao cristianismo o principal defensor da doutrina da imortalidade da alma. Tal pensamento é errôneo, uma vez que a grande novidade metafísica do cristianismo é a ressurreição de mortos, não a imortalidade da alma. A evidência na crença da imortalidade da alma remonta as culturas mais antigas das quais temos algum tipo de conhecimento. De tal modo dentre outras culturas remotas, a imortalidade da alma é uma das crenças mais difundidas nas filosofias e nas religiões do Oriente  e do Ocidente. Muito antes do cristianismo este tema já era discutido nas culturas: Veda, 1900-1500 a. C, movimento literário mais velho das raças Indo-europeias, bem como nas religiões Grega e Hebraica. Na filosofia grega, notadamente em Pitágoras (585 a.C) a imortalidade da alma surgiu com ideia da reencarnação.

O ápice da questão da imortalidade da alma na filosofia grega se radicaliza em Platão, que ligou o poder interpretativo com o criativo, e a imortalidade – existência eterna da alma – com a reencarnação.  Platão influenciou, com a sua tese de que o homem é essencialmente alma, todas as religiões e filosofias ocidentais subsequentes. Com Platão, temos a primeira tentativa de demonstrar a imortalidade da alma. E mais: Em Platão, a alma existe, antes de entrar no corpo, no reino das ideias, onde contempla as eternas verdades, das quais nós não podemos recordar.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Platão, de maneira especial em Fédon, define a alma qual substância; como substância, a alma é ser em ato e, como ser em ato, é imorredoura. Este argumento, em sua forma mais popular, asseverava que alma, por participar necessariamente da ideia de vida, não pode deixar de existir; pois, como queria Platão, a alma é imortal.

Então, para Platão o problema da imortalidade da alma se torna essencial, pois se com a morte o homem se dissipa totalmente no nada, a doutrina de Sócrates não seria suficiente para refutar os que negam a existência  de todo e qualquer princípio moral. Exemplo paradigmático desse ensino é Calides, personagem de Gógias.

Além do mais, a descoberta da metafísica e a aceitação do núcleo essencial da mensagem órfica impunha a questão da imortalidade como tema fundamental. O orfismo, uma seita filosófico-religioso na Grécia Antiga, proclamava que a vida terrena é uma simples preparação para uma vida mais elevada.

O espaço aqui, além de circunscrito, não é apropriado para se traçar um perfil completo da alma à luz do pensamento metafísico,  especialmente a famosa doutrina da potência e do ato, formulada magnificamente por Aristóteles e ampliada, mais tarde, por Tomás de Aquino. Quanto ao pensamento filósofico moderno e contemporâneo sobre a imortalidade da alma se esgotam quase totalmente, notada-mente depois de Kant. Atualmente, os trabalhos academicos sobre a imortalidade da alma, são escassos e pobres. O interesse por esse assunto tem se limitado à esfera da religião e da apologética cristã.

Concluo este breviário, com o pensamento de Santo Anselmo. O pai da ontologia, no seu  monologion, argumenta que a alma humana, como criatura racional, foi criada por Deus para amar, mas não poderia fazê-lo se não vivesse sempre; portanto a alma é feita para viver  sempre, pois isso está de acordo  com a suma bondade, sabedoria e onipotência do Criador. A alma não morre, vive sempre!

E-mail:[email protected]

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Gazetinhas 02/11/2013

Próxima Notícia

Ainda o fuso horário

Mais Notícias

Francisco Assis

Sobrevivência

24/01/2022
Francisco Assis

Fechando o cerco contra o feminicídio!

17/01/2022
Francisco Assis

Natal: Novo Amanhecer!

23/12/2021
Francisco Assis

“Quo Vadis”

06/12/2021
Francisco Assis

“O Vasco só me dá alegria!”

18/11/2021
Francisco Assis

Homenagem aos Mortos no Dia de Finados!

29/10/2021
Mais notícias
Próxima Notícia

Ainda o fuso horário

“Sou um possível pré-candidato à Câmara Federal”, anuncia Angelim

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre