X

DANÇA


Inspirado no filme americano estrelado por Cristina Aguilera e Cher, a companhia de dança Arabesque apresenta “Burlesque”, um espetáculo musical inédito. O musical se passa em uma casa noturna com o tema burlesco, com 25 dançarinos no corpo de baile e cinco trocas de roupa. Segundo Anne Moura, uma das dançarinas participantes, o público acreano não está acostumado ao tema sensual nas apresentações de dança. Confira em Rio Branco nestes dias 8, 9 e 10 no Teatro Plácido de Castro, e em Cruzeiro do Sul nos dias 15 e 16 no Teatro Náuas.

EXPOSIÇÃO

“Revoada” – Voar, tornar a voar, voar para o ponto de partida – é com esse tema que Darci nos apresenta suas cores, pinceladas e formas de pássaros e borboletas que com maestria e singeleza, numa simplicidade encanta os olhos e o coração. A exposição acontece até o dia 10 de novembro, das 8h às 18h, no Sesc Centro. Entrada franca!


Memória –
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) criou um espaço para expor objetos que relembram a evolução do processo eleitoral no Estado. Inaugurado em fevereiro de 2011, o Espaço Memória da Justiça Eleitoral traz a missão de difundir a cidadania e a democracia, por meio de documentos e artigos históricos. O local é aberto para estudantes, pesquisadores e admiradores. As visitações estão abertas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na sede do TRE.

TEATRO

A peça Uma Noite na Lua, com o ator Gregório Duvivier, estará em Rio Branco no próximo dia 15, às 20h, no auditório da Faao.

Release –
Um homem em estado de angústia, um tímido que perdeu sua amada Berenice, o autor com falta de traquejo social insinuando-se para um ator numa festa, oferecendo-lhe uma peça que ainda não está escrita. É um homem solto no palco, com um desabafo na alma: “vem passear na minha lua”.

Uma noite na lua é uma comédia onde o fluxo de ideias e de tensão na tentativa de reconquistar o objeto amado é a catapulta para a construção de uma narrativa. Apesar de ser um monólogo, o personagem conversa o tempo todo com seu pensamento, com quem ele deveria ser e com quem ele já não é. O monólogo dá lugar à polifonia, ao diálogo interno de um ser no qual encontramos muito de nós mesmos. A busca do personagem não é só pela escrita da peça: é um profundo questionamento sobre as relações humanas e suas dores e delícias.

A imaginação e devaneios do personagem são acompanhados pela plateia, como se ela estivesse dentro da cabeça dele. É o poder do pensamento e o exercício da liberdade do mesmo. É uma ‘invasão’ permitida da privacidade de alguém que luta em se impor perante a si mesmo e à sociedade. No mundo moderno se você não tem dinheiro, não tem alguma posse, você é um outsider. Como muita gente, este personagem sofre desse mal. Ele tenta se enquadrar no esquema da sociedade, buscando ser alguém e, daí, ser reconhecido.

Mais que tudo, Uma noite na lua vem para mostrar ao público como um ator jovem, Gregório Duvivier, e um texto afiado podem se relacionar muito bem. Vendas de ingressos antecipados na loja Zinguer. (Assessoria)

FILMECUP BRASIL
As inscrições para o credenciamento do FilmCup Brasil & França 2013 terminam no próximo dia 12. O FilmCup, que acontece de 29/11 a 1º/12 em SP, é o maior encontro de coproduções internacionais no Brasil que visa aumentar a rede de contato entre produtores e criar maiores possibilidades de cooperação internacional para realizadores de Cinema e TV.

A inscrição é gratuita e aberta ao público. Os interessados não precisam necessa-riamente ter um projeto para participar dos debates e palestras. E este ano, a programação terá uma parte especialmente dedicada a jovens realizadores e a roteiristas de todo o Brasil. Também serão apresentados estudos de casos de coproduções já realizadas entre os países e uma mostra de cinema.

Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens
O festival teve a inscrição de 300 filmes, de curta e longa duração, de vários estados do Brasil e de países como Espanha, México, Argentina, Peru, Bolívia e Guatemala para esta edição, passando por uma curadoria especializada.

Os selecionados farão parte da Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens. A meta é ousada para a região e pretende atingir cerca de 15 mil consumidores de cinema e outras artes integradas a cada edição. (Assessoria)

FESTIVAL PACHAMAMA

O Festival Internacional Pachamama acontece de 18 a 24 de novembro, com extensa programação e exibição de 50 filmes. Além disso, uma mostra paralela será realizada por meio do projeto Cinema dos Bairros. O evento tem o  objetivo de promover a integração e fortalecimento de uma rede de produtores e consumidores de expressões artísticas diversificadas, que normalmente estão fora dos modelos de distribuição comercial, de forma democrática com acesso gratuito às produções.

Neste ano, o Pachamama está ainda mais internacional e amplia seu alcance ao se unir com o festival chileno de Valdivia e apresentar a categoria Cinema Comunitário, para trabalhos de ficção ou documentários realizados em cinema digital, com duração de 15 minutos.

O grande homenageado nesta edição é o cineasta e ator brasileiro Zé do Caixão, que completa 50 anos de trajetória e vem a Rio Branco para um bate-papo.

ANIMA AC

O AnimaAC já é um dos principais eventos de cultura pop do Acre. Em sua edição deste ano, haverá concurso de Kpop, palestra com os Irmãos Piologo, responsáveis pelo Mundo Canibal, sorteios do box especial Death Note, torneio de Naruto Shippuuden Ultimate Ninja Storm Generations, Super Street Fighter IV – Arcade Edition e Mortal Kombat, além de apresentação de filmes e shows. Neste sábado, 9, das 9h às 18h, na Usina de Arte.

Categories: Guia Gazeta
A Gazeta do Acre: