X

Até o final do mês, Rondônia e Acre terão 400 megawatts de energia do Madeira

 Segundo nota do Ministério das Minas e Energia (MME), Rondônia e Acre terão, até o final deste mês, um escoamento de 400 MW de energia elétrica advinda da geração das usinas instaladas no Rio Madeira.

 “Os testes no 1º bipolo do sistema de transmissão das usinas do Rio Madeira terão sua 1ª etapa concluída até o fim de novembro, permitindo o escoamento de até 700 MW para a região Sudeste/Centro-Oeste e até 400 MW para a área Acre/RO, totalizando 1.100 MW”, diz a nota.

 Já o Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decidiu manter ligadas as usinas térmicas que estão ativas para compensar a falta de água nos reservatórios das hidrelétricas do Nordeste neste ano. Esse dispositivo está em ação desde o início do ano.

 Segundo o Ministério de Minas e Energia, as térmicas permanecem em operação até que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) conclua novos estudos sobre a segurança de fornecimento.

 No encontro do CMSE de outubro, segundo ata já divulgada, a decisão de manter as térmicas foi tomada “em função da limitação no intercâmbio de energia, como medida de segurança elétrica”.

 Na reunião, o ONS e a Eletrobras previram que o sistema de transmissão de energia elétrica de Jirau e Santo Antônio, em Roraima, poderá levar ao sistema interligado 3150 Megawatts até o fim deste ano.


Categories: Geral
A Gazeta do Acre: